23/04/2009 |

Fundação Athos Bulcão e UNESCO firmam parceria

A Fundação Athos Bulcão e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura firmaram parceria para a realização do projeto Jornal Radcal - o jornal que aposta na inteligência do jovem.

por Ionara Talita


A Fundação Athos Bulcão e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura firmaram parceria para a realização do projeto Jornal Radcal - o jornal que aposta na inteligência do jovem.

Publicação direcionada ao público jovem, o Jornal Radcal é distribuído gratuitamente nas escolas públicas de Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. É utilizado como veículo educativo que, de forma atual, crítica e inventiva, aborda a arte, a cultura e a participação social como instrumentos de formação da juventude. Com tiragem regular de 100.000 exemplares por edição, o Jornal Radcal circula desde 1996 e já publicou 27 edições e 9 encartes especiais, distribuídos para 3 milhões e 700 mil estudantes, professores, ongs e órgãos governamentais.

O projeto foi agraciado com os Prêmios Itaú-Unicef Educação e Participação e Prêmio dos Direitos Humanos da Presidência da República pelo conjunto das ações que desenvolve nas comunidades educativas.

O Radcal criou uma metodologia de trabalho que procura dialogar com o jovem desde o planejamento do jornal, procurando entender sua linguagem, sua forma de comunicação, centros de interesse, cores, ritmos, estilos e, principalmente, sua diversidade. É nessa busca de uma linguagem com a "cara" da juventude que o Jornal consegue além de informar, instigar a reflexão crítica, incentivar a leitura, ampliar o repertório cultural dos jovens, facilitar a aprendizagem em arte, e, acima de tudo, ser um instrumento pedagógico nas mãos de educadores ávidos por materiais que possam enriquecer suas aulas, favorecer práticas interdisciplinares e motivar o interesse dos jovens.

Além da 28ª edição impressa, será veiculada a primeira edição online do jornal, acompanhada de um Guia do Educador. Neste guia, os professores entrarão em contato com planos de aulas elaborados a partir das matérias de cada edição. Haverá ainda, a realização do workshop "Educomunicação - Conceitos e Práticas", voltado para os coordenadores pedagógicos das escolas públicas do DF com o objetivo de instrumentalizá-los na temática em questão. Na ocasião, será lançada a 28ª edição do Jornal Radcal.

Fórum Radcal de Mídia e Juventude

Nos dias 20 e 21 de junho de 2009, o Espaço Cultural Renato Russo estará tomado por jovens de todos os cantos do Distrito Federal. A Fundação Athos Bulcão, com apoio de instituições parceiras irá realizar o Fórum Radcal de Mídia e Juventude que se caracteriza como uma oportunidade de participação, mobilização e encontro de jovens, grupos culturais, movimentos sociais e instituições que atuam na área de comunicação. Pensado e produzido por jovens e para jovens, o Fórum será um espaço aberto de diálogo, troca e consolidação de conhecimentos e equipamentos para a promoção de informação qualificada.

Ao longo dos dois dias de evento, serão realizadas ações pontuais que promovam a divulgação e a reflexão das 8 metas do milênio. Os inscritos terão a oportunidade de participar de mesas-redondas, debates, oficinas, ciclo de filmes, exposições, e apresentações culturais com importantes nomes do cenário nacional. Haverá ainda a produção de uma carta que será escrita e assinada por todos os participantes e organizações indicando as propostas/reinvidicações da juventude para a I Conferência Nacional de Comunicação, a ser realizada no segundo semestre de 2009, em Brasília.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.