17/09/2009 |

Lançamento do livro Athos Bulcão movimenta Brasília

O Brasília Palace Hotel foi palco de uma importante solenidade último dia 16 de setembro. Artistas, arquitetos, parlamentares, parceiros, colaboradores e admiradores compareceram ao lançamento do livro ATHOS BULCÃO.

por Ionara Talita


O Brasília Palace Hotel foi palco de uma importante solenidade último dia 16 de setembro. Artistas, arquitetos, parlamentares, parceiros, colaboradores e admiradores compareceram ao lançamento do livro ATHOS BULCÃO, publicação de 404 páginas que oferece um estudo minucioso da trajetória deste que é considerado um dos maiores artistas do Brasil.

A edição é bilíngüe (inglês-português) e contém, logo no início, três textos críticos de nomes importantes da arte e da arquitetura brasileira: Cláudia Estrela, André Correa do Lago e Paulo Sérgio Duarte, sendo esses dois últimos inéditos. Assinada por Cláudia Estrela está uma entrevista com o arquiteto Lelé sobre sua parceria com Athos.

O evento contou com as presenças do vice-governador Paulo Octavio e do senador Adelmir Santana, dentre outras personalidades da história de Brasília.

Na ocasião, foi lançada a campanha ATHOS DE AMOR, elaborada pela Gabinete C sob a coordenação da publicitária Claudia Pereira. A campanha irá mobilizar a população da cidade a contribuir para a construção da futura sede da Fundação Athos Bulcão.

Os convidados concorreram ao sorteio de um desenho original do professor Athos. A expectativa foi grande e o vencedor, Wanderley de Camargos, recebeu das mãos do vice-governador a desejada obra.

Obra de referência

Em 404 páginas, o livro ATHOS BULCÃO oferece um estudo minucioso da trajetória deste que é considerado um dos maiores artistas do Brasil.

O livro divide-se em duas partes que proporcionam um deleite para os olhos: Obras de integração da arte à arquitetura e Obras de ateliê. São fotos e imagens com legendas completas sobre a localização das obras, materiais, dimensões etc. As fotografias, em sua maioria, são assinadas por Tuca Reinés e Edgard César.

E o livro fecha com uma entrevista com Athos Bulcão, feita pela jornalista Carmem Moretzsohn, em 1998, para o Jornal de Brasília, e um texto analítico inédito de Neusa Cavalcante, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, sobre a obra do artista. Ao final, estão um caderno bibliográfico com uma coletânea de textos sobre a obra de Athos, uma cronologia ilustrada e uma lista das principais exposições individuais e coletivas das quais Athos Bulcão participou.

ATHOS BULCÃO exibe um rico acervo de imagens da obra e da vida pessoal do artista. Ao percorrer a obra, o leitor pode se surpreender com o volume de trabalho que marcou a vida de Athos. Ele criou suas intervenções para centenas de espaços no Brasil e no mundo (França, Itália, Cabo Verde, Argentina etc). Estes trabalhos estão retratados no livro – são 187 obras registradas em 235 fotografias. De seu trabalho de ateliê, são apresentadas 32 fotomontagens, 26 desenhos, 27 pinturas, 12 máscaras e 15 miniesculturas. O livro conta ainda com 31 imagens pessoais do artista trabalhando, entre amigos e com a família.

O livro ATHOS BULCÃO tem projeto gráfico da BVDA / Brasil Verde, assinado por Paulo Humberto Ludovico de Almeida e Carlo Zuffellato. É editado pela Fundação Athos Bulcão e foi patrocinado pelo Ministério da Cultura.

FICHA TÉCNICA LIVRO

Edição: Fundação Athos Bulcão
Coordenação geral: Valéria Maria Lopes Cabral e Glauber Coradesqui
Produção: Chico Sant'Anna
Textos: Agnaldo Farias, André Correa do Lago, Bené Fonteles, Carmem Moretzsohn, Casimiro Xavier de Mendonça, Cláudia Estrela Porto, Cláudio Telles, Evandro Salles, Fernando Cocchiarale, Frederico Morais, Grace de Freitas, Ítalo Campofiorito, Jayme Maurício, João Filgueiras Lima, Marcus de Lontra Costa, Marly de Oliveira, Neusa Cavalcante, Oscar Niemeyer, Paulo Herkenhoff, Paulo Sergio Duarte e Roberto Pontual.
Fotografia: Cláudia Estrela Porto, Edgar César Filho, Flávio Pereira, Hugo Segawa, Lidiane Leão, Luiz Alves, Mila Petrillo, Tuca Reinés, Vicente de Mello, Arquivo Lelé
Projeto gráfico: Carlo Zuffellato e Paulo Humberto Ludovico de Almeida 


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.