30/11/2009 |

Patrimônio de Brasília

A Fundathos e a população de Brasília receberam uma boa notícia na última semana. O Diário Oficial do DF publicou, no dia 24/11/09, o Decreto Nº 31.067 assinado pelo governador José Roberto Arruda que dispõe sobre o tombamento da obra de Athos Bulcão.

por Ionara Silva


A Fundação Athos Bulcão e a população de Brasília receberam uma boa notícia na última semana. O Diário Oficial do Distrito Federal publicou no dia 24 de novembro de 2009, o Decreto Nº 31.067 assinado pelo governador José Roberto Arruda que dispõe sobre o tombamento da obra de Athos Bulcão. No texto, o Estado reconhece que o conjunto da obra do artista contribui decisivamente para marcar a identidade da paisagem urbana de Brasília, considerando que a integração da arte à arquitetura é tida como única no gênero.  

[Veja aqui o Diário Oficial]

Ao todo, 195 obras foram tombadas entre painéis, relevos, vitral, pisos, divisórias, portas, muros, forros e pinturas. O tombamento é uma conquista da Fundação Athos Bulcão e foi iniciado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal da Secretaria de Estado de Cultura do DF.

O que é Tombamento?

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Para que um bem possa ser tombado, é necessária uma análise criteriosa da sua excepcionalidade e do seu significado para a sociedade. Athos Bulcão deixou-nos um legado inestimável não só da sua relação com a arquitetura, mas em permitir que a sua obra seja pública. A partir de agora, será possível criar mecanismos para a implantação da educação patrimonial, possibilitando assim, que o conjunto da obra seja preservado para as futuras gerações.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.