12/11/2010 |

Festival de Teatro na Escola

Projeto realizado pela Fundação Athos Bulcão chega à décima edição e se consolida como o maior projeto em educação teatral e formação de plateia do DF

por Ionara Silva


 A Fundação Athos Bulcão realiza, de 17 a 20 de novembro, a 10ª edição do Festival de Teatro na Escola. Durante os três dias de mostra, cerca de 100 estudantes da Rede Pública de Ensino do DF se revezarão no palco do Teatro Dulcina, um dos mais tradicionais da cidade, para encenar seis espetáculos que celebram o aniversário de uma década do projeto. As montagens contam com roteiros bem elaborados e textos variados que vão de adaptações de grandes autores como Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna, Maria Clara Machado, Luis Fernando Veríssimo,  Lygia Fagundes Telles a criações coletivas. O projeto conta com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília e com o apoio da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (SINPRO-DF). 

Com espetáculos vigorosos e irreverentes, os atores e professores revisitam obras da literatura dramática brasileira, reinventando a prática das artes cênicas nas escolas. Os textos escolhidos para o Festival abordam temas e histórias que misturam o real e o imaginário, remetendo as questões sociais e a proximidade com o cotidiano dos estudantes, sem perder o lado lúdico.

Apesar de contar com a participação de grupos criados em edições anteriores, grande parte dos estudantes que participam do Festival estão tendo contato com o teatro pela primeira vez e, consequentemente, a oportunidade de vivenciar as várias etapas do processo de criação e montagem de um espetáculo, como produção, iluminação, figurino e encenação. Para potencializar o aprendizado, os grupos estão sendo acompanhados, desde o mês de julho, por artistas da cidade já consagrados como: Adriana Lodi, José Regino, Bárbara Tavares, Alice Stefânea, Jonathan Andrade e Luciana Lara. Os artistas se uniram aos professores selecionados para acompanhar e contribuir com a produção dos espetáculos, são eles: Cléo Aguiar (CED 02 do Cruzeiro); Getúlio Cruz (CED 01 do Cruzeiro); Isabel Cavalcante (CEF 04 de Planaltina DF); Vanessa di Farias (CEM 01 de Sobradinho); Waléria Durand (CED Taquara - Planaltina DF); Adalto Serra (CEMTN - Taguatinga).

Tornar o Festival de Teatro na Escola um forte aliado do aprendizado escolar para além da sala de aula é um dos objetivos da Fundação Athos Bulcão. Além de revitalizar o papel da Arte na Educação, durante o processo de montagem dos espetáculos são trabalhadas habilidades básicas, específicas e de gestão. Os estudantes participantes aperfeiçoam seu domínio da leitura e da escrita, sua capacidade de planejar, de trabalhar e decidir em grupo, de compreender e atuar em seu entorno social. São oferecidas oportunidades para o desenvolvimento de suas competências pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas.

Os grupos contam com acompanhamento pedagógico e artístico da equipe da Fundação Athos Bulcão, formada por um coordenador geral e um pedagógico e seis artistas convidados, cada um responsável por um grupo, que atuam como consultores  artísticos.   Os educadores recebem ajuda de custo individual e o grupo recebe um auxílio montagem para administrar gastos de produção.

Histórico

O Festival de Teatro na Escola é um projeto de educação não-formal que atende escolas públicas do Distrito Federal. O objetivo é oferecer uma experiência artística significativa aos jovens que participam e valorizar o ensino do teatro na escola. Desde sua primeira edição, foram envolvidos mais de 2.500 jovens, 100 professores e 80 escolas que resultaram na produçao de 120 peças, leituras dramáticas e perfomances com um público estimado em 85 mil espectadores.  Em 2009, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Itaú/UNICEF - Educação e Participação como Vencedor Regional. Os recursos advindos do prêmio viabilizaram a publicação do livro "Teatro na Escola: experiências e olhares" , que é um registro dos sonhos e dos espaços abertos para o teatro na escola ao longo desses 10 anos de intensa atuação.

A décima edição do Festival de Teatro na Escola acontece de 17 a 20 de novembro, no Teatro Dulcina, com entrada gratuita e apresentações às 19h e 21h.  Livre para todos os públicos.

Coordenação geral: Ivone Oliveira (61) 8403-3042
Realização: Fundação Athos Bulcão.
Tele/fax: (61) 3322-7801 E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Imprensa: Ionara Silva (61) 9815-2087
Informações : http://www.festivaldeteatronaescola.blogspot.com/
Patrocínio: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Apoio : Faculdade de Artes Dulcina de Moraes  

SERVIÇO:

Teatro Dulcina.
SDS Bloco C N° 30/64 - Edifício FBT
De 17 a 20 de novembro de 2010
Preços: Entrada gratuita. Aberto ao público em geral.
Senhas distribuídas a partir de 1 hora antes do início dos espetáculos.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos. 

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

17/11- Quarta-feira
19h - Espetáculo convidado: "Saída de Emergência", Grupo Celeiro das Antas

18/11- Quinta-feira
19h - "Aqueles foram os dias...", Grupo Quarto217 (CEM - Taguatinga Norte)
21h - "O verbo é o lixo", Grupo Cutucart (CED 01 - Cruzeiro)

19/11 - Sexta-feira
19h - "Viúva, porém honesta", Grupo ArteAthos (CED 02 - Cruzeiro)
21h - "Veríssimos Bar", Grupo Sois (´) (CED Taquara - Planaltina)

20/11 - Sábado
19h - "O rapto de Little July", Grupo U.T.I (CEM 01 - Sobradinho)
21h - "Auto da Compadecida", Cia Língua de Trapo (CEF 04 - Planaltina)

[Confira a programação completa no blog do festival]


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.