16/10/2008 |

Athos Bulcão é condecorado com a Ordem do Mérito Cultural

Athos Bulcão foi condecorado, pela segunda vez, com a mais alta insígnia da Presidência da República, a Ordem do Mérito Cultural. Em 1996, o Ministério da Cultura o homenageou na classe de Comendador, e agora o promove à de Grão-Cruz, in memoriam.

por Ionara Talita


Athos Bulcão foi condecorado, pela segunda vez, com a mais alta insígnia da Presidência da República, a Ordem do Mérito Cultural.  Em 1996, o Ministério da Cultura o homenageou na classe de Comendador, e agora o promove à de Grão-Cruz, in memoriam.

A cerimônia, apresentada pelos atores Sérgio Mamberti e Camila Pitanga, foi realizada no dia 7 de outubro, terça-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A abertura da solenidade teve o Hino Nacional entoado pela voz da cantora Elza Soares, uma das 49 personalidades homenageadas. 

Jayme Bulcão (sobrinho de Athos Bulcão), Valéria Cabral (secretária-executiva) e Orlando Taurisano ( presidente da Fundação Athos Bulcão)
 

Na lista de condecorados já falecidos, além do artista plástico Athos Bulcão, o escritor João Guimarães Rosa, os músicos Pixinguinha e Altemar Dutra, a atriz Dulcina de Moraes, dentre outros importantes personagens da nossa cultura.

A Ordem do Mérito Cultural é o reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura Brasileira. As condecorações são entregues, anualmente, por ocasião do Dia Nacional da Cultura. Desde a criação da homenagem, em 1995, já foram agraciadas cerca de trezentas e cinqüenta personalidades nacionais e estrangeiras e mais de cinqüenta instituições, públicas e privadas.

Tradicionalmente, a Ordem do Mérito Cultural é entregue pessoalmente pelo Presidente da República. Segundo a assessoria de imprensa da presidência, o presidente Luis Inácio Lula da Silva não pode comparecer à cerimônia devido ao mau tempo que o impediu de decolar da Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

A Secretária - Executiva da Fundação Athos Bulcão, Valéria Cabral, que representou o artista Athos Bulcão, recebeu a insígnia das mãos do Ministro de Estado de Cultura, Jucá Ferreira. O presidente da Fundação, Orlando Taurisano, a vice - presidente Natanry Osório e o sobrinho do artista, Jayme Bulcão, também participaram da solenidade.

Mais do que uma medalha, a Ordem do Mérito Cultural é o reconhecimento do Estado Brasileiro àqueles que ajudaram a construir a história do nosso país. E Athos Bulcão não poderia estar de fora dessa homenagem. Além de contribuir significativamente com a construção de Brasília, Athos a transformou em um museu a céu aberto e símbolo da modernidade. O conjunto da sua obra influenciou para que a Capital Federal fosse escolhida como Patrimônio Cultural da Humanidade.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.