13/02/2009 |

Circuito Educativo BrasiliAthos

Estão abertas, até o dia 20/02, as inscrições para escolas do ensino fundamental da rede pública do DF participarem do Circuito Educativo BrasiliAthos, um passeio por Brasília visitando as obras de Athos Bulcão.

por Ionara Talita


"Procuro esquecer as obras no dia seguinte àquele em que ficam prontas,
pois deixam de pertencer a mim e passam a ser de domínio público".
Athos Bulcão

Estão abertas, até o dia 20 de fevereiro, as inscrições para escolas do ensino fundamental da rede pública do DF participarem do Circuito Educativo BrasiliAthos, um passeio por Brasília visitando as obras de Athos Bulcão, artista plástico que mais contribuiu para a identidade visual da cidade.

Com apoio do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, a Fundação Athos Bulcão e a Tríade Patrimônio Turismo Educação, realizam o Circuito Educativo BrasiliAthos, gratuitamente, a alunos da 3ª série (4º ano), e 4ª série (5º ano), do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal e seus educadores, a possibilidade de conhecer o legado histórico, artístico e patrimonial de Brasília, utilizando à arte de Athos Bulcão como fio condutor.

O Circuito Educativo BrasiliAthos tem três etapas, que são realizadas em três dias consecutivos:

1º dia: Oficina de Sensibilização – Atividades realizadas em sala de aula que visam introduzir o significado do título (os temas) Brasília - Patrimônio Cultural da Humanidade, (e) apresentar a obra de (do artista plástico) Athos Bulcão e preparar os alunos e professores para a Aula-Passeio. Para isso, haverá a distribuição do livro (almanaque) Na Trilha dos Azulejos – um passeio por Brasília pelas obras de Athos Bulcão, aos alunos, e do encarte Guia do Mestre, aos professores, ambas as publicações foram elaborados especialmente para o projeto e trazem (com) atividades e conhecimento apresentados de forma lúdica.

2º dia: Aula Passeio – Visitas guiadas entre a arte de Athos Bulcão por obras especialmente selecionadas para contato direto com o espaço, um exercício do olhar crítico e apreciação (interpretação) do patrimônio.

3º dia: Oficina Criativa – Criação de trabalhos artísticos feitos pelos alunos, imbuídos da experiência vivenciada na Aula Passeio, por meio do manuseio de materiais diversos aliados aos conceitos e métodos utilizados por Athos Bulcão, sendo este, mais um instrumento de estímulo e formação do potencial artístico de alunos e professores.       

Os Centros de Ensino Fundamental interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site www.triadepatrimonio.com.br até o dia 20 de fevereiro. Em 2009, o projeto pretende beneficiar mais de 3.500 alunos e em torno de 150 professores, atendendo 30 escolas de diferentes Regiões Administrativas do DF. Todas as bibliotecas públicas do DF receberão cópias do livro Na Trilha dos Azulejos e o Guia do Mestre, publicação direcionada ao professor.

Estruturado para atender alunos das 3ª série /4º ano e 4ª séries / 5º ano do ensino fundamental, o projeto Circuito Educativo BrasiliAthos utiliza a força iconográfica das obras do mestre Athos Bulcão para transmitir o conhecimento do legado histórico, artístico e patrimonial de Brasília, estimulando o olhar crítico e o encantamento pela a arte, a criatividade e atitudes de respeito e proteção ao patrimônio. Uma iniciativa inédita em Brasília que favorece a formação sócio-cultural de crianças que se tornarão cidadãos mais conscientes da preservação do patrimônio cultural de Brasília.

[Clique para ver o cartaz]


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.