01/08/2011 | Brasília terá painéis de Athos Bulcão restaurados

Brasília terá painéis de Athos Bulcão restaurados

Projeto de restauração de painéis de Athos Bulcão é selecionado pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD) do Ministério da Justiça.

por Assessoria de Imprensa


Painel da Escola Classe 407 Norte 

A Fundação Athos Bulcão foi uma das instituições contempladas, por meio de carta-consulta, pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD) do Ministério da Justiça com o projeto "Restauração de Painéis de Athos Bulcão". Os painéis escolhidos integram o conjunto arquitetônico tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O objetivo do projeto é restaurar três painéis de azulejos do artista Athos Bulcão e devolvê-los à população. As obras foram escolhidas de acordo com o inventário do conjunto da obra realizado pela Superintendência Regional do IPHAN e que apontou a necessidade urgente de intervenção, classificando as obras em "péssimo" ou "mau" estado de conservação. Com isso, pretende-se restaurar o painel da Escola Classe 407 Norte, de 1965, único trabalho do artista Athos Bulcão com arquiteto Milton Ramos e uma das primeiras intervenções do artista na cidade. O painel do Mercado das Flores, de 1983, projetado por Oscar Niemeyer e do Instituto de Saúde Mental, de 1972, realizado em parceria com o arquiteto José Kluft Lopes.

Para que Brasília receba os painéis novinhos em folha a Fundação Athos Bulcão aguarda autorização dos órgãos responsáveis pelas obras, respectivamente, a Administração de Brasília, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde do DF. As restaurações serão realizadas, desde que, os referidos órgãos, se responsabilizem por reformas estruturais e pela conservação dos painéis.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.