02/07/2012 | Viva Athos

VIVA ATHOS

Homenagem a um dos maiores e mais consagrados artistas brasileiros do século XX.

por Gabriela Lafetá


  "Com a segurança de quem sabe, Athos propõe que sua obra se integre ao todo. É cor integrada na luz do prédio. É matéria no clima. Tudo isso porque sua relação de arte na arquitetura é a relação de ver e viver".  

Paulo Herkenhoff,1987

 

Artista muito à frente de seu tempo, mestre das cores e das formas, dono de uma elegante, sutil e, ao mesmo tempo, irreverente forma de trabalhar integrando a arte à arquitetura, Athos Bulcão completaria amanhã, 2 de julho, 94 anos de uma vida intensamente dedicada à arte.  

Nascido no Rio de Janeiro, Athos Bulcão, o estudante que um dia trocou a medicina pelas artes plásticas, tornou-se um artista completo, deixando para nós um legado de obras de qualidade artística inigualável. Suas obras transitam pelas mais diversas linguagens contemplando pinturas, desenhos, máscaras, gravuras e fotomontagens, no entanto, a arquitetura foi sem dúvida a maior beneficiada de seu talento. Somente em Brasília, cidade que o artista adotou como lar e viveu por mais de 50 anos, são mais de 200 obras embelezando e colorindo o concreto da capital.  

Assim, apesar da ausência física do artista, que faleceu aos 90 anos no dia 31 de julho de 2008, sua memória continua viva no cotidiano das pessoas que têm o privilégio de conviver com suas obras espalhadas pelos muros, escolas, parques, edifícios residenciais e nos prédios públicos. 

Declare sua admiração por Athos Bulcão 

Use sua criatividade, faça sua homenagem e participe da campanha "Viva Athos". O objetivo é mobilizar admiradores e apaixonados pelo trabalho do artista, convocando essas pessoas para que registrem sua admiração. A homenagem pode ser feita por meio de mensagens, fotografias, vídeos, poesias, entre outras manifestações, que devem ser postadas em nossa página ou perfil do Facebook (Fundação Athos Bulcão) e do Twitter (@fundathos), com a hashatag #vivathos.  

 

 

 

 


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.