24/03/2017 | A Fundação Athos Bulcão, que em 2017 completa 25 anos de criação, realiza curso gratuito de sensibilização do olhar para as artes e de compreensão da obra e legado de Athos Bulcão

Athos e a Cidade

Comprometidos com a valorização e preservação do patrimônio e da arte brasiliense, o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), e a Fundação Athos Bulcão realizam curso gratuito para 50 profissionais da cultura, da educação e do turismo.

por Rodrigo Machado


Nos dias 29 e 30 de abril, e 6, 7 e 13 de maio, no Museu Nacional da República, a Fundação Athos Bulcão oferece mais de 40 horas de curso gratuito, distribuídas em encontros presenciais, teóricos e práticos. Ministrado pelo historiador, artista plástico e pesquisador Carlos Silva, o curso irá abordar o patrimônio histórico e cultural de Brasília, e tem como fio condutor o legado de Athos Bulcão e sua presença artística em Brasília. Carlos foi professor da Universidade de Brasília e da Faculdade Dulcina de Moraes, coordenador pedagógico do Programa Educativo do CCBB e é Mestre em Teoria e História da Arte.

Além da obra e da trajetória de Athos Bulcão, serão passados aos participantes do curso conhecimentos sobre a tradicional azulejaria portuguesa e as Escolas Artísticas do Barroco e do Modernismo. Temas que serão apresentados sob aspectos e estudos relacionados à história da arte, educação patrimonial, sensibilização para as artes visuais, até chegar à obra de Athos Bulcão e a concepção de Brasília.

Com 50 vagas disponíveis, o curso tem como principais objetivos a capacitação de profissionais de mediação de arte e do turismo, educadores do ensino médio e fundamental, produtores culturais e empreendedores da indústria criativa como replicadores da obra de Athos Bulcão e de conceitos de patrimônio cultural e artístico, por meio do aprofundamento no conhecimento destes temas.

Para Rafaella Tamm, coordenadora de pesquisa e projetos da Fundação Athos Bulcão, “uma das razões pelas quais este curso se faz importante, se dá pelo fato de que, desde 2009, a vida e a obra de Athos Bulcão são conteúdos obrigatórios na grade curricular das séries iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal”, pontua. E, por meio da capacitação de professores, mediadores de mostras de artes visuais, guias turísticos e produtores culturais, Rafaella aposta que: “cidadãos mais conscientes sobre a valorização e a preservação do patrimônio serão formados e o acesso aos acervos artísticos e patrimoniais se faz mais tangível”.

Valéria Cabral, secretária executiva da instituição, destaca que investir na formação do público tem sido um dos objetivos principais da Fundação desde sua criação em 1992. “Há 25 atuamos na difusão e preservação da obra de Athos Bulcão, por meio de projetos que visam tornar a educação, a arte e a cultura acessíveis a toda a comunidade.”

Inscrições:
Interessados devem encaminhar e-mail, com nome completo, idade, currículo e breve carta de interesse para cursos.fundathos@gmail.com, até o dia 13 de abril de 2017.

Pré-requisitos:
Pessoas com formação superior ou técnica (ou em curso) nas áreas de turismo, arquitetura e urbanismo, artes plásticas, história da arte ou ciências sociais e professores da rede pública de ensino. Caso seja necessário, um intérprete de libras acompanhará todos os encontros. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de abril.

Número de vagas:
50

Duração:
42 horas, sendo: 25 horas de aulas teóricas; e 17 horas de visitas às obras públicas de Athos Bulcão.

Dias e horários:
Sábado e domingo, dias 29 e 30 de abril; e sábados e domingo, dias 6, 7 e 13 de maio. Os encontros acontecem sempre das 9h às 13h e das 14h30 às 19h.

Local:
Auditório do Museu Nacional da República

Certificação:
O aluno deve atender no mínimo 30 horas-aula.

Referências bibliográficas:
Publicações da Fundação Athos Bulcão
Pensar Athos - Olhares Cruzados. VI Fórum de Artes Visuais. Organização Marilia Panitz.
Arte e Arquitetura – Balanço e Novas Direções. VII Fórum de Artes Visuais.
www.fundathos.org.br
http://fundathos.org.br/artigos


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.