03/04/2007 |

Começam os preparativos da IIIª mostra itinerante Teatro na Mochila

Cinco grupos de teatro de escolas públicas do Distrito Federal se apresentam em cidades satélites com espetáculos gratuitos para a comunidade.

por


Foto de Thiago Sabino

Realizado pela Fundação Athos Bulcão, a IIIª edição da mostra itinerante Teatro na Mochila vai reunir grupos de teatro de escolas públicas para uma turnê em quatro cidades satélites a partir do mês de Maio.

O objetivo do Projeto é promover a circulação de espetáculos teatrais realizados por jovens de escolas públicas proporcionando alternativas de apreciação teatral, fomentando a revitalização do ensino de artes cênicas nas escolas públicas, estimular a auto-estima, o auto conhecimento e a valorização da escola, além de estimular o domínio da língua portuguesa e a habilidade de comunicação, por meio do exercício de compreensão e produção de textos.

O projeto surgiu da necessidade de dar continuar os projetos do Festival de Teatro na Escola com a missão de fortalecer as ações dos grupos após o Festival incentivando a continuidade e até mesmo a profissionalização. 

Os grupos selecionados para a mostra itinerante recebem por cada apresentação um valor simbólico para custear as despesas do espetáculo. O objetivo é que a partir da experiência de produção os jovens desenvolvam competências e as apliquem em sua vida usando-as como experiência profissional para a possível inserção no mercado de trabalho. No projeto os participantes aprendem como produzir o espetáculo, confeccionar figurinos, se portar diante do público, conseguir espaço para as apresentações, entre outras coias.

A professora Gutemara Feitosa, diretora do "Grupo Mágico se fosse" do CED 02 da Ceilândia, participou do Festival de Teatro na Escola e o seu grupo foi selecionado para a mostra Teatro na Mochila. "Esta sendo uma experiência maravilhosa e muito gratificante que tem me acrescentado muitos conhecimentos na minha área de atuação. Para os jovens, as mudanças de comportamento e de atitude foram fundamentais para o sucesso do grupo. Eles estão muito mais confiantes e entusiasmados e isso tem refletido na auto -estima" afirma a educadora.

Thiago Sabino

Para o arte- educador Nei Cerqueira, diretor do grupo "Arte em Expansão" do CEF 17 da Ceilândia, os projetos realizados pela Fundação Athos Bulcão são um incentivo para o trabalho dos professores: "A oportunidade de incentivar a formação de platéia nas cidades satélites com a participação de jovens de escolas públicas é uma experiência inovadora e única que tem que ser apoiada. O projeto possibilita que os professores de Artes Cênicas tenham condição e incentivo para trabalhar com seus alunos", ressalta o professor.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.