24/09/2007 |

Secretaria de Educação e Cultura marcam presença na abertura da IIIª mostra Teatro na Mochila

O Secretário de Estado de Educação, José Valente e o Subsecretário de Políticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura do DF, TT Catalão, participaram da abertura da IIIª mostra do Teatro na Mochila.

por Ionara Talita


O Secretário de Estado de Educação, José Valente e o Subsecretário de Políticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura do DF, TT Catalão, participaram da abertura da IIIª mostra do Teatro na Mochila. O projeto promove a circulação de espetáculos teatrais produzidos por jovens de escolas públicas em cidades satélites com o objetivo de democratizar o acesso à arte e a cultura. A abertura aconteceu no dia 18 de setembro no Teatro Goldoni e contou com a participação de estudantes de escolas públicas, diretores, arte-educadores, artistas e a comunidade em geral.

A mostra vai percorrer as cidades de São Sebastião, Santa Maria, Paranoá e Ceilândia, de 17 de setembro a 14 de outubro de 2007 com entrada gratuita para a comunidade.

Baixe o Release Geral
Baixe o Programa

Além de proporcionar alternativas de apreciação teatral e contribuir com o processo de revitalização do ensino de artes cênicas na rede pública de ensino, o projeto visa fortalecer as ações dos grupos incentivando a continuidade e até mesmo a profissionalização dos jovens participantes.

Juventude

A estudante Indiana Carneiro, da Escola de Meninas e Meninos do Parque emocionou a todos com o seu depoimento. A jovem já morou na rua e chegou até a abandonar a escola. Hoje mãe de três filhos, Indiana viu no Festival a oportunidade que precisava na vida. Com o apoio da Escola do Parque e os professores Elisete Teixeira e Jones Schneider, ela conseguiu se reestruturar e até conseguiu emprego.

"Antes eu não queria nada com a vida, sai de casa e fui morar na rua. Cheguei a me drogar e a roubar muitas vezes, não tinha nenhuma esperança até o dia que eu conheci a Elisete e o Jones, que acreditaram em mim e me convidaram a fazer teatro, nunca mais fui a mesma", afirma Indiana. 

Educação e Cultura

José Valente ressaltou a iniciativa e a importância dos projetos realizados pela Fundação Athos Bulcão nas escolas públicas do Distrito Federal. Segundo o secretário, o desafio agora é implantar a escola integral e dá oportunidade para que crianças, adolescentes e jovens tenham condições de se desenvolverem com maiores expectativas de vida. Valente afirma que a uma das prioridades do governo é destinar recursos para iniciativas que promovam o acesso as políticas educacionais que favoreçam o processo educativo e a implantação da escola integral.

TT Catalão afirmou que iniciativas como o projeto Festival de Teatro na Escola e a mostra Teatro na Mochila são ações brilhantes que precisam ter continuidade e incentivo. O Fundo de Arte e Cultura da Secretaria de estado de Cultura do DF patrocina a mostra Teatro na Mochila e diversos grupos e iniciativas culturais da capital.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.