19/03/2008 |
por
Reconhecer e valorizar o trabalho de professores das escolas públicas do DF é o objetivo do Prêmio Atitude Senna, que homenageou escolas, educadores e diretorias de ensino que se destacaram nas atividades propostas pelo Programa Superação Jovem. A iniciativa é do Instituto Ayrton Senna e da Fundação Athos Bulcão e acontece em Brasília há sete anos. A principal proposta do Programa é levar para a escola uma educação complementar que estimule o jovem a buscar soluções criativas e eficazes para os problemas da escola e da comunidade. Ao longo do ano letivo, professores e jovens realizam projetos de revitalização do espaço escolar, arrecadação de alimentos, hortas comunitárias, projetos de comunicação, esporte, dentre outros.
Para a educadora homenageada, Rosângela Peixoto, do Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho, o programa Superação Jovem ajuda a diminuir a evasão escolar. "Quando os jovens são convidados a propor soluções para os problemas da escola, eles se sentem mais responsáveis e participativos. As aulas ficam muito mais produtivas e instigantes". Segundo a professora, depois que os estudantes começaram a participar do projeto, a evasão escolar diminuiu significativamente. "Eles não perdem uma aula", afirma Rosângela.
Para o secretário de educação, José Valente, o Prêmio Atitude Senna é um reconhecimento merecido para esses educadores que superam obstáculos diariamente dentro das escolas. "Iniciativas como essa vão de encontro com o que nós queremos para esse ano. Dar mais autonomia para o professor trabalhar e reconhecer as conquistas e resultados desse trabalho". Como exemplo, o secretário cita as eleições para diretor, a gestão compartilhada, a autonomia para as escolas gerirem o seu próprio orçamento, dentre outras propostas a serem adotadas pela Secretária de Educação. .
Superação Jovem
O Programa SuperAção Jovem conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde o ano 2001. Em seis anos, o Programa capacitou 1.043 educadores, atingiu diretamente 18.855 jovens, envolveu 166 escolas e estimulou a criação de 820 projetos. O objetivo agora é fortalecer a parceria junto a Secretaria de Educação do DF para ampliar o Programa SuperAção Jovem ao maior número de escolas possíveis.
Os projetos são inscritos no Game SuperAção, uma estratégia interativa em que os estudantes, além de transformarem a realidade, adquirem conhecimentos e desenvolvem habilidades para atuarem como pessoas, cidadãos e futuros profissionais na sociedade.
O SuperAção Jovem acontece em 4 estados brasileiros Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo além do Distrito Federal e é um dos maiores programas de juventude realizados no país. Em 2003, foi adotado como política pública na rede estadual de ensino de São Paulo a maior da América Latina -, como parte dos programas Escola da Família e Escola de tempo Integral, do Governo do Estado.
HOMENAGEADOS
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO
ESCOLAS PREMIADAS
PROFESSORES HOMENAGEADOS