31/07/2008 |

Nota de Falecimento

É com extremo pesar que a Fundação Athos Bulcão comunica o falecimento do artista plástico Athos Bulcão, hoje 31 de julho de 2008, às 9h25 da manhã no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília.

por Ionara Talita


Artista eu era. Pioneiro eu fiz-me. Devo a Brasília esse sofrido privilégio. Realmente um privilégio: ser pioneiro. Dureza que gera espírito. Um prêmio moral".    
 
Athos Bulcão

É com extremo pesar que a Fundação Athos Bulcão comunica o falecimento do artista plástico Athos Bulcão, hoje 31 de julho de 2008, às 9h25 da manhã no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília.
 
O corpo será velado no Palácio do Buriti  a partir das 17h de hoje, durante toda a noite e madrugada. Amanhã, sexta-feira, dia 1 de agosto de 2008, será celebrada uma missa de corpo presente, por Monsenhor Marconi, às 9h30, também no Palácio. Às 16h, o corpo do artista serguirá em cortejo no carro do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal pela W3 Sul até a Ala dos Pioneiros, no Cemitério Campo da Esperança, onde será sepultado.
 
A Secretária Executiva da Fundação Athos Bulcão, senhora Valéria Maria Lopes Cabral, concederá uma coletiva para a imprensa hoje, às 15h30, na Fundação Athos Bulcão (Setor de Autarquias Norte, Quadra 01, Bloco E, Brasília, DF). Maiores informações: 61 3322-7801.
 
Athos Bulcão nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de julho de 1918. Dedicou grande parte da sua vida a Brasília, cidade que escolheu para viver e presentear com a sua obra. Aqui chegou em 18 de agosto de 1958, onde residiu até hoje e onde permancerá, pois por sua vontade, será enterrado no Cemitério Campo da Esperança.
 
Athos Bulcão é responsável pelo conjunto de uma obra de qualidade artística inigualável. Artista múltiplo, sua arte está ao alcance do cidadão em seu trajeto cotidiano: no parque, nos muros, nas escolas, nos edifícios residenciais e nos prédios públicos. Como diria o arquiteto e amigo pessoal, João Filgueiras Lima, o Lelé, "como pensar o Teatro Nacional sem os relevos admiráveis que revestem as duas empenas do edifício, ou o espaço magnífico do salão do Itamaraty sem suas treliças coloridas?", difícil imaginar.
 
Athos cursou medicina, mas abandonou-a por amor à arte. Expôs sua obra nos mais importantes espaços culturais do país. Viajou pelo mundo afora e por lá deixou a sua marca. Seus painéis podem ser vistos na França, Itália, Argélia, Argentina, Cabo Verde, dentre outros tantos. Trabalhou no Ministério da Educação e na extinta Novacap. Lecionou no Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Foi condecorado pelo governo brasileiro com a "Ordem Rio Branco" e "Ordem do Mérito Cultural". Recebeu o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília, a "Medalha Mérito da Alvorada" do Governo do Distrito Federal, e o título de "Cidadão Honorário de Brasília", concedido pela Câmara Legislativa. Todos os títulos e condecorações o emocionaram, não tanto quanto a criação da Fundação que o homenageia e que há 15 anos preserva, documenta, promove e divulga sua obra junto aos jovens, estudantes de escolas públicas e particulares, professores, artistas, jornalistas e a comunidade em geral.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.