30/11/2009 |
por Ionara Silva
A Fundação Athos Bulcão e a população de Brasília receberam uma boa notícia na última semana. O Diário Oficial do Distrito Federal publicou no dia 24 de novembro de 2009, o Decreto Nº 31.067 assinado pelo governador José Roberto Arruda que dispõe sobre o tombamento da obra de Athos Bulcão. No texto, o Estado reconhece que o conjunto da obra do artista contribui decisivamente para marcar a identidade da paisagem urbana de Brasília, considerando que a integração da arte à arquitetura é tida como única no gênero.
Ao todo, 195 obras foram tombadas entre painéis, relevos, vitral, pisos, divisórias, portas, muros, forros e pinturas. O tombamento é uma conquista da Fundação Athos Bulcão e foi iniciado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal da Secretaria de Estado de Cultura do DF.
O que é Tombamento?
O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
Para que um bem possa ser tombado, é necessária uma análise criteriosa da sua excepcionalidade e do seu significado para a sociedade. Athos Bulcão deixou-nos um legado inestimável não só da sua relação com a arquitetura, mas em permitir que a sua obra seja pública. A partir de agora, será possível criar mecanismos para a implantação da educação patrimonial, possibilitando assim, que o conjunto da obra seja preservado para as futuras gerações.