05/11/2010 |
por Ionara Silva
O livro ATHOS BULCÃO editado e produzido pela Fundação Athos Bulcão venceu o Prêmio Jabuti 2010 na categoria "Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes". A cerimônia de premiação aconteceu na última quinta-feira, na cidade de São Paulo.
Valeria Cabral, secretária executiva da Fundação Athos Bulcão e organizadora do livro recebeu o prêmio ao lado de Paulo Humberto Ludovico de Almeida e Carlo Zuffellato, responsáveis pelo projeto gráfico. Cabral afirmou que receber o prêmio foi um momento especial. "Fomos muito aplaudidos e deu para perceber que o público gostou muito da escolha do júri. Estamos muito felizes. Ter vencido nesta categoria reforça ainda mais o quanto o nosso trabalho é importante", comenta.
O cantor, compositor e escritor Chico Buarque foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti na categoria ficção. Na categoria não-ficção, os vencedores foram "O tempo e o cão", de Maria Rita Kehl (júri oficial) e "Linguagens formais: teoria, modelagem e implementação", de Marcus Vinícius Medena Ramos, João José Neto e Ítalo Santiago Veja.
ATHOS BULCÃO exibe um rico acervo de imagens da obra e da vida pessoal do artista. Ao percorrer a obra, o leitor pode se surpreender com o volume de trabalho realizado por Athos e retratado no livro - são 187 obras registradas em 235 fotografias. De seu trabalho de ateliê, são apresentadas 32 fotomontagens, 26 desenhos, 27 pinturas, 12 máscaras e 15 miniesculturas. O livro conta ainda com 31 imagens pessoais do artista trabalhando, entre amigos e com a família.
Adquira o livro acessando nossa loja virtual: http://loja.fundathos.org.br