18/10/2011 | Exposições Ponto de Cultura
por Gabriela Lafetá
A Escola Classe 10 e a Escola Classe 53 de Taguatinga serão as primeiras a receber a exposição itinerante de serigrafias do artista plástico Athos Bulcão, que terá início ainda este mês. Realizada pela Fundação Athos Bulcão, a mostra permanece em cada escola por um período de 15 dias, podendo ser visitada por toda a comunidade escolar. A expectativa é de que 841 alunos participem das atividades.
A iniciativa consiste na exposição de até 15 serigrafias assinadas por Athos Bulcão impressas como múltiplos de suas principais obras. Além da exposição, os alunos participam de palestra sobre a vida e obra do artista e recebem material didático sobre o assunto, que possibilita a aplicação dos conhecimentos adquiridos em atividades posteriores com a mediação dos professores envolvidos. "Qualquer ação que aumente o poder de conhecimento cultural e artístico de nossos alunos, a gente valoriza. Estamos muito felizes com a realização dessa exposição em nossa escola", declara Vladia Carvalho, diretora da Escola Classe 10.
Além dessas instituições de ensino, duas escolas da regional de Ceilândia e duas da regional Plano Piloto/Cruzeiro participarão do circuito de exposição. A indicação foi da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, o critério utilizado foi a carência de atividades artísticas nessas comunidades.
Histórico
Desde 2000, a exposição é realizada em escolas públicas do DF com o objetivo de aproximar as crianças do legado artístico deixado por Athos e de possibilitar que a escola amplie sua atuação no que se refere à educação patrimonial. Este ano o circuito está sendo promovido como projeto do Ponto de Cultura da Fundação Athos Bulcão, realizado por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e Ministério da Cultura, com duração de três anos.
Em 2009, a vida e a obra do artista Athos Bulcão passaram a ser conteúdo obrigatório na grade curricular das séries iniciais do Ensino Fundamental do DF.