10/09/2012 | Exposições Itinerantes
por Régia Vitória
Foi dada a largada ao ciclo de palestras do projeto Exposições Itinerantes que visa aproximar crianças e adolescentes do legado artístico deixado por Athos Bulcão. O projeto está na segunda edição do ano de 2012 e tem meta de contemplar dez escolas por edição.
O projeto consiste na realização de uma exposição seguida de uma palestra ministrada sobre a vida e obra do artista, para que os alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental entendam as obras de arte. O projeto possibilita a escola a ampliar sua atuação no que se refere à educação patrimonial. As obras têm tamanho 50 x 70 cm e são assinadas pelo artista.
As palestras iniciaram na quinta-feira, 30, na Escola Classe 803 do Recanto das Emas. Para Abner Gutierrez de 10 anos, aluno da escola, Gosto de desenhar e gostei do que ouvi, contou o garoto a respeito da palestra realizada por Glauber Coradesqui.
A vice-diretora da escola de Abner, Klésia de Andrade, diz que a atividade ofereceu uma oportunidade única na vida das crianças. Conhecer a obra de Athos Bulcão que está espalhada por Brasília propicia aos alunos uma oportunidade que, em outro lugar, eles não teriam acesso, contou.
Em 2011, a itinerância foi promovida como projeto do Ponto de Cultura da Fundação Athos Bulcão. Desde 2000, 70 escolas já foram contempladas com o projeto, totalizando aproximadamente 34 mil estudantes. Desde 2009, a vida e a obra do artista Athos Bulcão passou a ser conteúdo obrigatório na grade curricular do quarto ano das séries iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Nesse sentido, o projeto contribui com a formação de estudantes e professores ao proporcionar uma vivência da arte em seu cotidiano.