15/10/2012 | Catedral e Athos
por Régia Vitória
A Catedral Metropolitana de Brasília tem duas belas obras de Athos Bulcão. O painel de azulejos no Batistério e o conjunto de dez pinturas em tinta acrílica sobre placa de mármore branco.
A composição geométrica e abstrata formada por dois tipos de azulejos com um único padrão, em duas cores distintas, embeleza as paredes internas do Batistério. Ali a concepção de Athos encontra consonância com os elementos arquitetônicos de Oscar Niemeyer e estéticos presentes na Catedral: o desenho circular, a concavidade de sua estrutura de concreto e os vitrais de fibra de vidro nas cores branco, azul e verde.
Ainda na Catedral, placas de mármore receberam pinturas figurativas. Este conjunto de obras está dividido em dez pequenos quadros que representam episódios da vida de Maria e de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e que estão arranjados cronologicamente. Bulcão escolheu retratar momentos em que as escrituras atestam a presença da Nossa Senhora.
Acredita-se que a imagem da Virgem como sendo a figura central nas cenas decorra do fato de que uma das denominações atribuídas a Catedral se relacione a uma das manifestações da Virgem, que é Nossa Senhora Aparecida, a padroeira da cidade (Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida). Há uma junção de episódios da infância e da fase adulta de Jesus com os episódios que relatam as dores da vida da Virgem Maria.
O primeiro conjunto, que vemos ao chegar à Catedral composto por cinco painéis em que é possível identificar as seguintes cenas: Anunciação do arcanjo Gabriel à Maria; visita de Maria a sua prima Isabel; o nascimento de Jesus em Belém e a adoração dos três reis magos; a apresentação do menino Jesus no templo e sua purificação; a fuga para o Egito.
O segundo conjunto localizado do outro lado do suporte em mármore onde estão fixados os painéis, contêm: Jesus menino debatendo com os doutores da Lei, no templo; nas bodas de Canaã, na Galiléia; Maria aos pés de Cristo na cruz, conhecido como Stabat Mater; após descida da cruz, Jesus é entregue à Maria; a descida do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos, ou Pentecostes.