12/11/2012 | XI FTE

Jovens se animam ao participarem de experiência artística única no DF

Alunos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal estão tendo uma experiência artística marcante. O momento é de participação artístico-cultural pelo Festival de Teatro na Escola, onde estudantes apresentam peças teatrais para o público em geral.

por Régia Vitória


Apresentação de alunos no Festival de Teeatro na Escola  Foto de Acervo Athos Bulcão

Estudantes do Centro de Ensino Fundamental 308 de Santa Maria, uma das 10 escolas participantes da 11° edição do Festival de Teatro na Escola, contam a experiência da atuação e confirmam a animação para a estréia nos palcos.

“Quero seguir carreira”, contou a aluna que já tem nome artístico, Yasmim Guadalupe, de 13 anos. João Pedro Barbosa de 16 anos, que está participando do Festival pela primeira vez, diz que está mais desinibido depois que começou a participar do projeto.

O teatro possibilita a capacidade de se expressar melhor por meio de procedimentos que são trabalhados nos ensaios pelo educador. Os exercícios contribuem para a pessoa se perceber diante do outro. A ludicidade desperta a criatividade e faz com que o aluno-ator se sinta bem. É o que confirma o aluno Maycon Souza Monteiro de 15 anos que diz gostar do treinamento de voz e corpo que acontece nos ensaios da peça porque traz bem estar. “Toda vez que ensaio fico melhor. Lá eu libero tudo, desabafo”, descreveu.

Os exercícios contribuem para a mudança do foco de atuação dos jovens. O ambiente teatral possibilita a integração dos participantes e o desenvolvimento intelectual, social e corporal. O fazer arte teatral permite ainda, conhecer melhor o mundo, já que ele possibilita sair de mim e ver o ponto de vista do outro. Alice Saraiva de 15 anos diz que o teatro ajuda a desenvolver o foco e o comprometimento “Ao invés de ficar na rua à toa, faço teatro”, contou a aluna.

As apresentações dos alunos acontecerão de 22 a 25 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB e são gratuitas, de classificação livre. A entrada está sujeita à lotação, garanta sua vaga chegando com antecedência ao local. A programação está disponível no link: http://fundathos.org.br/noticia/259


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.