10/12/2012 | Trabalho alunos CEF 02 do Cruzeiro

Escola especial, projetos sensacionais

“Novas formas, novos rumos, novos athos” foi o slogan do trabalho que uniu 250 alunos do CEF 02 do Cruzeiro. Leia mais.

por Régia Vitória


Alunos do CEF 02 do Cruzeiro posam ao lado do trabalho da escola  Foto de Régia Vitória

Em meio às dificuldades que as escolas públicas do Distrito Federal enfrentam, ainda há lugar para esperança. Prova disso são professores engajados que arregaçam as mangas para fazer um trabalho de qualidade. Um bom exemplo é o recente trabalho realizado por professores ao lado de seus alunos do Centro de Ensino Fundamental 02 do Cruzeiro. Eles construíram um mapa do mundo com moldura baseada nas artes espalhadas por  Brasília.

A escola realizou uma grande atividade com releituras de obras de Athos Bulcão, um dos principais artistas de Brasília. Os alunos criaram um mapa e emolduraram-no com releituras de azulejos do artista. Além disso, com as formas geométricas existentes nessas obras, os alunos do CEF 02 fizeram bandeiras de diversos países.

O trabalho teve como título “Novas formas, novos rumos, novos Athos”, fazendo referência ao nome do artista e a interdisciplinaridade existente no trabalho. “As novas formas se referiam às formas geométricas ou formas de agir de cada ser humano, os novos rumos às localizações do mapa ou novos passos para a vida e os novos Athos, uma sugestão de nova conduta para um mundo melhor”, explicou o aluno Carlos Eduardo de 13 anos.

“Os seus Athos podem mudar o mundo” foi a frase de efeito do projeto criada pela aluna Bianka Araújo de 13 anos. A frase faz menção ao nome do artista Athos Bulcão e sugere uma nova forma de agir das pessoas, algo essencial para um mundo melhor.

Para Geovana Crespo de 12 anos, que também participou do projeto na escola,
“Arte não é apenas misturar várias tintas; é juntar coisas simples e fazer coisas grandes e belas. Arte também é pegar formas geométricas e fazer novos desenhos, novas formas”, contou a aluna do quinto ano inspirada e animada com as atividades da escola.

A arte na escola integrou até alunos que ainda não falam a mesma língua. A comunicação pela arte estimulou Lu Yu Qin Liu de 16 anos, um chinês que ainda não domina o português, mas que está matriculado no ensino formal em Brasília, a colaborar com as atividades. O aluno teve grande participação no trabalho de releitura das obras de Athos Bulcão na escola. “Ele fez a base de várias formas geométricas para que os outros alunos pudessem se basear. A habilidade dele ajudou os outros alunos a realizarem o projeto” contou o professor Leônidas Alburquerque, idealizador do projeto que mobilizou a escola para a atividade e junto com a professora de matemática, Luciana Fiusa, deu prosseguimento ao projeto tornando-o interdisciplinar. “Com essa atividade pudemos trabalhar a interdisciplinariedade de uma maneira muito agradável para os alunos. Juntos eles aprenderam mais sobre os pontos cardeais, as formas geométricas, a poesia, a defesa das causas naturais, além de conhecer mais sobre um dos principais artistas da cidade”, contou o professor.

Ao todo foram 10 turmas e 250 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental que participaram desta atividade do CEF 02 do Cruzeiro.

 

 

 


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.