04/02/2013 | Alexandre Mancini
por Régia Vitória
Nascido e criado em Belo Horizonte (MG), o artista trabalha exclusivamente com azulejos. A herança da cidade natal não poderia ter deixado aprendizado maior. Mancini absorveu desde cedo a estética da arquitetura moderna brasileira. Vivendo ao lado de uma obra prima da arte integrada à arquitetura na região da Pampulha, aprendeu a apreciar o trabalho de Athos Bulcão e de Portinari na igreja São Francisco de Assis.
O artista começou seus trabalhos em 1958 Azulejaria, um ateliê de produção artesanal, onde aprendeu a resgatar o estilo da azulejaria brasileira. Em 2006 passou a dedicar-se exclusivamente a arte integrada à arquitetura. Suas obras demonstram uma nítida influência de um dos responsáveis pelo museu a céu aberto que é a capital federal brasileira, Athos Bulcão.
Por ter tido no Athos sua maior inspiração e por considerar que apesar da pouca convivência com o artista o legado de aprendizagem que ele lhe passou transformou sua arte nesse suporte, as obras de Alexandre Mancini estão disponíveis para visualização no site oficial do artista (www.alexandremancini.com). Para adquirir a obra de Mancini é necessário entrar em contato com a instituição pelo e-mail fundathos@fundathos.org.br e informar a utilização, a metragem desejada e enviar foto ou planta do local onde pretende instalar o painel de azulejos.