08/07/2013 | rei Do Baiao

O Rei do Baião em mostra na OCA (SP) a partir do dia 20 de julho

Fundação Athos Bulcão realiza exposição em homenagem a Luiz Gonzaga. Saiba mais.

por Régia Vitória


O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, será tema da exposição “O Imaginário do Rei – Visões sobre o universo de Luiz Gonzaga” que abrirá no dia 20 de julho, às 10 horas na OCA, Ibirapuera – São Paulo. Com curadoria de Bené Fonteles e realização da Fundação Athos Bulcão, a mostra reunirá 162 obras de arte criadas, quase que especialmente para a exposição, em várias técnicas e linguagens de expressão. Fotografias históricas e raras do artista, livros, cd’s e quatro filmes serão exibidos ao longo da exposição.

O curador da mostra, Bené Fonteles, classifica Luiz Gonzaga como um dos cinco pilares da música popular brasileira ao lado de Pixinguinha, Noel Rosa, Dorival Caymmi e Tom Jobim, onde ele é responsável pela recriação da música nordestina ao “reinventar o Nordeste” junto com seus parceiros. Gonzaga é responsável pela popularização desse estilo musical dentro do Brasil e por seu sucesso no exterior.

Realização da Fundação Athos Bulcão e da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, a exposição tem patrocínio do Ministério da Cultura e do Itaú Cultural. Já foi vista por mais de 350 mil pessoas em sua passagem por Recife, Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Brasília e Rio de Janeiro. Em São Paulo ficará aberta até o dia 15 de setembro com horário de visitação de terça a domingo das 10h às 18 h.

Lançamento do Livro

Durante a abertura da exposição, no dia 20 de julho, será lançado o livro “O Rei e o Baião” com organização e edição de Bené Fonteles. A publicação analisa a grande herança cultural nordestina recriada por Luiz Gonzaga e seus parceiros, suas conquistas e desdobramentos, ao invadir de forma extraordinária, o imaginário do povo brasileiro.

Os ensaios de Antonio Risério, Bené Fonteles, Elba Braga Ramalho, Gilmar de Carvalho, Hermano Vianna e Sulamita Vieira com apresentação de Gilberto Gil colocam, de forma essencial, a importância de sua influencia na música e nos costumes pelo viés da antropologia cultural.

A edição, além de resenhas das mais importantes publicações em livros, discos e filmes sobre sua obra, mostra também uma rara antologia iconográfica que fez de Gonzaga um herói musical do povo nordestino. É também ilustrada pelas xilogravuras de Francorli & Carmem, Elias Santos, Arievaldo Viana, João Pedro do Juazeiro, José Lourenço, Francisco de Almeida, a pintura de Ciça Fittipaldi e o ensaio fotográfico de Gustavo Moura.

Junto com Carmem Miranda, Gonzaga é o segundo artista no país a transformar com originalidade os costumes e símbolos de sua região nos primeiros ícones pop’s da cultura brasileira.O artista mistura e recria ritmos do baião ao xote, do xaxado à toada, para se tornarem, com o samba, as matrizes musicais e poéticas da nova música popular no Brasil.

O livro “O Rei e o Baião” editou-se através da Fundação Athos Bulcão e com o patrocínio do Fundo Nacional de Cultura do MinC. A reedição foi feita através do IBRAM/MinC.

 


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.