09/09/2013 | Nova sede
por Régia Vitória
De acordo com o promotor Roberto Carlos Batista, da primeira Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) do MPDFT, o Governo do Distrito Federal já pode dar andamento ao processo de cessão do terreno para a construção da sede da Fundação Athos Bulcão, que já teve sua Pedra Fundamental lançada em 2 de julho de 2009.
Em seguida de sua criação em 1992, a Fundação Athos Bulcão assinou convênio com a Secretaria de Cultura, e estabeleceu-se em algumas salas do seu Anexo II. Anos mais tarde, o GDF entrou com uma ação na justiça pedindo a reintegração de posse e alegou danos. No último dia 14 de agosto, a Secretaria de Cultura foi convocada para ser comunicada que o processo fora extinto, contou o promotor Roberto Carlos Batista.
Agora a Fundação Athos Bulcão aguarda a liberação do terreno para captar os recursos necessários para execução do projeto. Para o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, José Delvinei, a liberação desse terreno para a Fundação Athos Bulcão é uma questão de justiça. É uma dívida que o GDF tem com o professor que fez parte da equipe de homens geniais que criaram Brasília.
A proposta da nova sede, que tem projeto do arquiteto João Filgueiras Lima, é sobretudo a criação de um museu permanente com as obras de Athos Bulcão, oferecendo ao público mais um espaço cultural em Brasília.
Leia mais:
Fundação Athos Bulcão precisa de apoio
A luta diária da Fundação Athos Bulcão