03/02/2014 | Acervo de obras

O ATELIÊ DE ATHOS BULCÃO

por Rafaella Tamm


Pintura de Athos Bulcão que faz parte do acervo da Fundação 

Visitar os monumentos de Brasília é entrar em contato com um dos mais importantes acervos arquitetônicos e artísticos do mundo, graças a genial parceria entre Athos Bulcão e Niemeyer. Não é a toa que Brasília é desde 1987 considerada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, ou seja, cidade que pertence a todos os povos do mundo. Com a maior área tombada do mundo – 112,25 km² - é o importante marco da arquitetura e urbanismo modernos.

Athos Bulcão criou diversas obras que podem ser apreciadas nesses espaços públicos da capital, mas também trabalhou bastante em seu ateliê, dominando os espaços públicos e privados com a mesma imaginação e sensibilidade. O mestre da azulejaria brasileira explorou também o uso das tintas acrílica e óleo, nanquim, grafite, aquarela e canetas coloridas, explorando outras linguagens e técnicas, que tocam a pintura, estudo e projetos, desenho e colagem. Mesmo utilizando diferentes materiais e espaços para se expressar, Athos não perde sua essência ao brincar com a geometria, as cores e as formas, dando vida as suas telas.

A importância do Carnaval para esse carioca do Catete e o período em que estudou Medicina são recuperados em suas pinturas, explorando por meio de muitas cores o figurativo e o abstrato. As fotomontagens, feitas ao longo da década de 50, são criadas a partir das imagens recortadas de revistas e livros, que amarram o surrealismo e o dadaísmo revelando ao público o refinado humor de Athos. Sua última produção é composta por desenhos, elaborados entre 1997 e 2002, onde o artista enfrenta bravamente sua limitação física causada pelo Mal de Parkinson e mostra que nenhuma doença é capaz de confinar sua vontade de criar e se expressar.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.