29/09/2017 | Boletim Semanal - 524
por Assessoria de Imprensa
Em cartaz na Fundação Athos Bulcão, a exposição "As casas de Athos" apresenta painéis em azulejo menos conhecidos do público. Ao contrário das obras públicas espalhadas por Brasília, estes projetos foram criados para residências particulares, ficando reservados para o deleite de seus moradores e visitantes. Nesses casos, estava em jogo, além da questão estética, a funcionalidade e o bem-estar que essas obras causam às pessoas. Em um país de clima tropical, onde o calor, o sol e a chuva estão sempre presentes, esse material de fácil manutenção se torna um excelente aliado para o isolamento térmico e resistente às variações climáticas. Essa tradição bastante explorada no barroco é retomada no Brasil, segundo alguns estudiosos, nos anos 30, com o modernismo e a renovação da arquitetura brasileira.
A obra de Athos Bulcão ressignifica o material, transformando o que antes foi considerado apenas revestimento de parede em obra de arte, explorando a geometria com composições abstratas, cheia de movimento e cores, integrando com maestria artes visuais e arquitetura, afirma Rafaella Tamm, coordenadora de pesquisa e projetos da Fundação. A exposição reúne, assim, uma variada amostra de padrões de azulejos e piso criados por Athos para residências, com estudos, projetos e gravuras desses painéis particulares.
A exposição pode ser visitada na Fundação Athos Bulcão, de seg. a sex, 9h às 19h, e sáb., 10h às 17h, na CLS 404 Bloco D Loja 1, Asa Sul, Brasília - DF. Visitas para grupos e escolas podem ser agendadas pelo e-mail fundathos@fundathos.org.br. Siga nossos perfis no Facebook (@athosbulcao) e Instagram (@athosbulcao).