31/05/2019 | Boletim Semanal - 610
por Assessoria de Imprensa
A Fundação Athos Bulcão adquiriu uma nova obra para o seu acervo. Trata-se da ilustração original para o conto “Julita”, de Francisco Pereira da Silva, publicado no suplemento literário Letras e Artes do jornal carioca A Manhã. A crônica, de 16 de fevereiro de 1947, narra a história de um adolescente e sua vizinha.
Athos começou a colaborar como ilustrador no suplemento em 1946. Ilustrou ensaios, poemas, contos e artigos. Ilustrou, também, o conto “Caturrinha”, de Cecília Meirelles, em 1947. O fac-símile da página do jornal com o conto, e outras colaborações, integraram a exposição 100 Anos de Athos Bulcão que esteve em cartaz nos CCBB Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
A obra pertencia à coleção do jornalista João Condé, composta por fotografias, caricaturas, documentos e ilustrações referentes à literatura brasileira. O jornalista e colecionador publicou durante 19 anos uma coluna na revista O Cruzeiro com o nome de Arquivos Implacáveis. A mesma coluna era publicada no suplemento Letras e Artes do jornal A Manhã nos anos quarenta. Leia a crônica aqui: http://bit.ly/2W4a2kJ