28/01/2022 | Boletim Semanal - 749

Fundação e Sesc-DF devolvem à cidade obra de Athos Bulcão

por Assessoria de Imprensa


Na missão de manter viva e ampliar o acesso à obra de Athos Bulcão em Brasília, a Fundação tem alegria de informar que o painel de azulejos da antiga Sede Social do Clube do Congresso, criado em 1972 e demolido em 2009, agora integra e embeleza a fachada do Sesc Estação 504 Sul Alberto Salvatore Giovanni Vilardo.

Inspirados pelo novo painel de 137 m² que agora compõe a arquitetura de uma das suas unidades, o Sesc-DF inaugura no dia 9 de fevereiro a exposição Brasília em 10 Athos realizada em parceria com a Fundação Athos Bulcão. A mostra fica em cartaz até o dia 11 de abril e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 19h, na unidade da 504 Sul. A entrada é gratuita mediante apresentação do cartão de vacina com pelo menos duas doses contra a Covid-19.

A Fundação selecionou para a exposição sobre Athos Bulcão uma amostra dos diferentes trabalhos que o artista executou em azulejos para edifícios de Brasília. A seleção apresenta obras com diferentes cores, formas e distintas maneiras de composição.

Confira a programação:
 
Cine Athos! Exibição de documentários sobre o professor, de curta e média durações. Galeria Sesc Estação 504 Sul Alberto Salvatore Giovanni Vilardo - segunda a sexta-feira das 09h às 19h. 
   
Um Athos para chamar de seu! o público será convidado a manipular peças com padrões de azulejos de Athos Bulcão, criando combinações e possibilidades próprias, a partir de modelos de azulejos de Athos para Brasília.     
 
Athos em jogo! Jogo de cartas transparentes, contendo módulos de azulejos de Athos Bulcão pertencentes a diversos espaços da cidade. Este é um jogo interativo, com regras e variações simples, disponível para os visitantes a partir do dia 21/02. 
 
Pausa para jogar! Série de intervenções no espaço expositivo para jogar o Athos em jogo e conversar sobre aspectos da vida e obra de Athos Bulcão. A partir do dia 22/02 em horários previamente agendados. 
 
Oficina Recriando Athos: a atividade consiste na criação de padrões geométricos utilizando adesivos vinílicos, colados em peças de manta magnética. O uso de formas inspiradas nos trabalhos do artista possibilitará aos participantes entender como Athos pensava e usava as cores em suas criações para fazer suas composições. A oficina é direcionada a alunos dos 4° e 5° anos do ensino fundamental de escolas públicas do DF. 
      
Oficina Camisetando Athos: a partir da técnica de stencil, o participante pinta em uma camiseta (de preferência branca), as formas dos padrões de azulejo criados pelo artista, com o objetivo de experimentar o uso das cores, e criar seu próprio esquema de composição Athos Bulcão. A oficina é direcionada a turmas do Grupo dos Mais Vividos (GMV) - direcionado para pessoas acima de 60 anos - do Sesc Estação 504 Sul.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.