09/01/2023 | Boletim Semanal
por assessoria de imprensa
A Fundação Athos Bulcão manifesta seu repúdio aos atos de caráter terrorista dirigidos ontem, dia 08/01/2023, aos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Superior Tribunal Federal (STF), em Brasília.
Além do inadmissível ataque aos Três Poderes e à democracia brasileira, a Fundação condena a depredação do patrimônio cultural brasileiro.
Dentre as obras de autoria de Athos Bulcão danificadas estão a Divisória em madeira laqueada (1978) no Museu do Senado Federal, o Muro escultórico (1989) da Câmara dos Deputados e o Painel de azulejos (1971) localizado no Salão Verde do Congresso Nacional. Além das obras de Athos Bulcão, outras importantes peças da cultura brasileira foram vandalizadas como a pintura As Mulatas, de Di Cavalcanti, o vitral Araguaia, de Marianne Peretti, a escultura Justiça, de Alfredo Ceschiatti, e A Baliarina de Victor Brecheret.
A Fundação reafirma seu compromisso com os valores democráticos, que passam pela segurança e integridade da população e suas referências simbólicas, históricas e culturais.
Esperamos que todos os criminosos sejam identificados e punidos.