17/06/2008 |

Athos Bulcão: o artista de Brasília

Um dos nomes mais conhecidos da história de Brasília completará 90 anos no próximo dia 02 de julho. Athos Bulcão, artista múltiplo e símbolo da capital federal, nasceu no Rio de Janeiro em 1918, mas passou a infância em Teresópolis, região serrana do Rio.

por Ionara Silva


Um dos nomes mais conhecidos da história de Brasília completará 90 anos no próximo dia 02 de julho. Athos Bulcão, o artista múltiplo e símbolo da capital federal, nasceu no Rio de Janeiro, no bairro do Catete em 1918, mas passou a infância em Teresópolis, na região serrana do Rio. Por terem perdido a mãe ainda crianças, Athos e seus três irmãos (Dalila, Mariazinha e Jayme) foram criados pelo pai, Fortunato.  A partir de então, a vida de Athos começou a se aproximar definitivamente da arte. Na infância rascunhava alguns desenhos e já demonstrava grande interesse pelas formas geométricas. Com as irmãs, começou a freqüentar teatros, o Salão de Artes, espetáculos e grandes óperas, mas somente decidiu se dedicar integralmente às artes plásticas em 1939, quando abandonou o curso de Medicina.

Athos dividiu bons momentos com alguns dos mais importantes artistas brasileiros modernistas, como Jorge Amado, Carlos Scliar, Enrico Bianco, Burle Marx, Pancetti, Milton Dacosta, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Ceschiatti e Manuel Bandeira. Conheceu Portinari e, com ele, trabalhou como assistente no Mural São Francisco de Assis, na Pampulha, e pôde fazer um verdadeiro e intensivo aprendizado em cores. Talvez por isso, hoje, o artista não acredite em inspiração. Para ele, a arte é fruto de talento e de muito trabalho. "Arte é cosa mentale", diz, ao citar o pintor Leonardo da Vinci.

Athos Bulcão chega ao seu nonagésimo aniversário merecendo uma homenagem à altura da sua obra. Mais do que um artista plástico, Athos é um homem de um silêncio encantador e que fala com os olhos. Um brasileiro nato que acredita no Brasil e merece não só homenagens, mas gratidão por ter dedicado meio século da sua vida a capital do Brasil.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.