10/06/2010 |

Diversidade e Afinidades: Universo x Reverso

Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO e a Fundathos inauguram a exposição coletiva “DIVERSIDADE E AFINIDADES: UNIVERSO x REVERSO”, que reúne obras de 43 artistas, dentre brasileiros e estrangeiros. A exposição estará aberta ao público até dia 25/7.

por Ionara Silva


O Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO e a Fundação Athos Bulcão, inauguram a exposição coletiva "Diversidade e Afinidades: Universo X Reverso", que reúne obras do acervo do espaço, de autoria de artistas nacionais e internacionais. A mostra fica em cartaz até o dia 25 de julho.

Em 10 anos, esta é a primeira vez que o Espaço expõe ao público o seu acervo.

Muito mais do que apenas armazenar obras, um acervo museológico carrega consigo a história e a essência de um museu ou do espaço que o abriga. Ao ser exposto, revela as características intrínsecas da instituição, aquilo que lhe é fundamental. A mostra é composta por esculturas, desenhos, pinturas, fotografias, vídeos e instalações reunidas a partir de aquisições e doações de artistas participantes de exposições realizadas no Espaço.

Captar e compreender as questões típicas do mundo contemporâneo e expressá-las em forma de arte: este é o ponto em comum que une os diversos artistas presentes na mostra. As obras revelam que a sensibilidade de cada um é capaz de transformar aquilo que vem de sua matriz conceitual em um resultado original e íntimo, evidenciando o caráter inconstante do fazer artístico. A construção de um acervo promove o reconhecimento de que a expressão individual de cada artista possibilita uma nova visão capaz de escrever de forma testemunhal os fatos que registram um tempo. Apresentar este acervo, algo raro em Brasília, é deixar claro o interesse pelo público, principalmente em criar um vínculo com o público.

A exposição tem a curadoria de Karla Osorio Netto, especialista em história da arte, e de Grace de Freitas, doutora em artes plásticas e professora da Universidade de Brasília (UnB) e inclui obras de 43 (quarenta e três) artistas, sendo 10 estrangeiros e 35 brasileiros, dentre os quais 17 de Brasília.

Nomeadamente os artistas são: AES+f (Rússia), Adriana Gallinari (SP), Albano Afonso (SP), Alexandre Nóbrega (PE), Ana Miguel (RJ), Assam Smati (França), Bené Fonteles (CE), Carolina Pontes (RJ), Claudia Jaguaribe (RJ), Elder Rocha Lima Filho (DF), Elyeser Szturm (DF), Frank Rothe (Alemanha), Gabriela Machado (RJ), Galeno (DF), Glenio Lima (DF), Guy Blanc (França), Hilal Sami Hilal (ES), Janelle Lynch (EUA), Jean Baptiste Sauvage (França), João Angelini (DF), José Spaniol (SP), Juliano Moraes (GO), Julio Cesar Lopes (DF), Kitty Paranaguá (RJ), Leopoldo Wolf (DF), Marcelo Feijó (DF), Marcelo Solá (GO) Miguel Ferreira (DF), Nelson Félix (RJ), Nicolas Grospierre (Polônia), Nijole Kudirka (EUA), Pedro Meyer México), Pedro Varela (RJ), Ralph Gehre (DF), Renato Matos (DF), Resa (DF), Robert Polidori (França), Rodrigo Godá (GO), Sandro Gomide (GO), Susana Dobal (DF), Tomás Senna (SP), Vicente Martinez (DF), Wang Qingsong (China), Yana Tamayo (DF).

SERVIÇO:

Exposição Coletiva
"Diversidade e Afinidades: Universo X Reverso", com obras do acervo do ECCO.
Inscrições e agendamento de visitas: 61.3327-2027 ramais 20, 29 ou 31. ou 99642103
Visitação: Até 25 de julho de 2010, de terça a domingo, das 9h às 19h.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.