09/04/2012 | Série
por Gabriela Lafetá
Além do painel de azulejos que embeleza o jardim externo e o salão de festas do Brasília Palace Hotel, o artista plástico Athos Bulcão criou, também, um belíssimo afresco para a parede de seu salão principal.
Trata-se de uma pintura mural, medindo 3,25 m de altura por 26 m de largura, composta por linhas e figuras abstratas nas cores branca e preta sobrepostas em fundo azul, dialogando cromaticamente com o painel de azulejos localizado no mesmo edifício. As figuras são construídas a partir de formas geométricas irregulares, como triângulos, quadrados e círculos, que não se repetem. No desenho, a predominância de elementos verticais contrapõe-se à horizontalidade da parede que juntamente com a economia cromática fortalece a apreensão visual das formas.
Histórico:
Inaugurado juntamente com o Palácio da Alvorada, o Brasília Palace Hotel, projetado por Oscar Niemeyer, foi tradicional ponto de encontro de pioneiros, políticos e diplomatas na década de 60, além de hospedar os visitantes da nova capital. Praticamente destruído por um incêndio em 1978, teve sua reconstrução concluída em 2007, inclusive com a entrega da restauração das obras de autoria de Athos Bulcão.
Athos Bulcão, 1958
Pintura mural sobre alvenaria
Brasília Palace Hotel
SHTN, trecho 1, Lote 1