16/04/2012 | Série
por Gabriela Lafetá
O Parque da Cidade Sarah Kubitschek, localizado no centro de Brasília, possui 4,2 milhões de m² e concentra quadras de esporte, lagos artificiais, parque de diversões, kartódromo, hípica, ciclovia e pista de skate.
Ao longo dos 10 km de pista de corrida e ciclismo, estão dispostas 16 paradas de descanso no Parque, nas quais os frequentadores podem fazer uso dos banheiros, sentar-se sob a sombra das marquises e tomar água gratuitamente. Suas paredes de alvenaria são revestidas por um painel de azulejos criado por Athos Bulcão.
A obra é uma composição abstrata formada por um padrão de peças de cor preta, estampada em fundo branco e entremeada de azulejos lisos brancos, que são dispostos em sentidos variados e de forma aleatória. O contraste produzido pelas cores e pela contraposição figura-fundo faz os painéis visíveis a distância, contribuindo para que as paradas de descanso sejam facilmente localizadas no amplo espaço do Parque.
O projeto de arquitetura das paradas de descanso do Parque da Cidade é de autoria de Glauco Campello, sendo que a concepção geral do Parque é de autoria de Roberto Burle Marx.
Athos Bulcão, 1985
Painel de azulejos
Parque da Cidade - Paradas de Descanso