02/05/2012 | Série
por Gabriela Lafetá
Sede do Poder Legislativo, o Congresso Nacional, inaugurado em 1960, representa juntamente com a Torre de TV os principais marcos verticais do Eixo Monumental. Projetado por Oscar Niemeyer, o edifício encanta por sua arquitetura moderna e arrojada, onde se destacam as duas cúpulas que abrigam os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e os dois prédios de 28 andares onde funcionam as administrações das duas Casas Legislativas.
Um painel de azulejos de autoria do artista plástico Athos Bulcão integra a parede posterior do Salão Verde do Congresso Nacional, ao longo de todo o jardim interno, cujo projeto paisagístico é de Roberto Burle Marx. Composto por azulejos com três padrões de figuras geométricas na cor azul, estampados em fundo branco, o painel introduz uma ambientação descontraída e lúdica na arquitetura solene do Salão, tornando o local apropriado ao descanso e ao bate papo.
Além desse painel, muitas outras obras do artista integram o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, todas marcadas pelo uso de formas puras e geométricas.
Athos Bulcão, 1971
Painel de Ajulejos
Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes, Eixo Monumental