06/11/2012 | XI FTE
por Régia Vitória
Muito mais do que embelezar o cotidiano, as artes são também ferramentas pedagógicas para as escolas. O teatro, em especial, abrange a interdisciplinaridade, o estímulo ao senso crítico e auto-avaliação dos participantes. É o que comprova professores que participam do Festival de Teatro na Escola, um projeto de formação artística que atende escolas públicas do Distrito Federal.
O teatro estimula a valorização da cultura e o conhecimento em outras disciplinas. A arte pode abranger os mais diversos assuntos e quem participa de uma peça, terá novos conhecimentos, novas visões de mundo, explica Sílvia Paes, professora de cênicas e participante do projeto Festival de Teatro na Escola.
O teatro é a área do conhecimento que proporciona um exercício da alteridade do corpo para o estudante, o autoconhecimento e facilita o aluno a se colocar no lugar do outro, contou o gerente do XI Festival de Teatro na Escola, Nei Cirqueira.
Bem mais que entender como as coisas acontecem, os alunos que fazem teatro têm a oportunidade de se colocar no lugar do outro, por exemplo, na China de 1950. Minha consciência se alarga, minha visão de mundo se amplia. Ao ler um romance isso acontece... O grande poder do Teatro, por sua vez, está no fato de que é só dentro dele que eu tenho condição de, corporalmente, assumir um mundo fictício... é uma arte que possibilita sair de mim e ver o ponto de vista do outro., disse Maria Lúcia Pupo no livro Teatro na Escola Experiências e Olhares.
O Festival de teatro na Escola é um projeto de educação não-formal que atende escolas públicas do Distrito Federal desde 2000. A idéia é oferecer uma experiência artística significativa aos jovens que participam e valorizar o ensino do teatro na escola. Desde sua primeira edição, foram envolvidos mais de 2.813 jovens, 144 professores e 121 escolas que resultaram na produção de 130 peças, leituras dramáticas e performances com um público estimado em 87.500 mil espectadores. Em 2009, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Itaú/UNICEF Educação e Participação como Vencedor Regional. Os recursos advindos do prêmio viabilizaram a publicação do livro Teatro na Escola: experiências e olhares, que é um registro dos sonhos e dos espaços abertos para o teatro na escola ao longo desses 12 anos de intensa atuação.