18/12/2012 | 20 anos de Fundathos
por Régia Vitória
Na década de 90 amigos e admiradores da obra de Athos Bulcão se uniram para criar uma entidade que preservasse e divulgasse seu trabalho. Assim nasceu, em 18 de dezembro de 1992, a Fundação Athos Bulcão que há 20 anos luta para resguardar as obras de um dos principais artistas da cidade e contribui para o fomento da arte-educação no Distrito Federal.
Qualificada como Organização da Sociedade Civil do Interesse Público OSCIP, a instituição sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública distrital e certificada pelos Direitos da Criança e do Adolescente do DF, desenvolve projetos independentes que já são referência em educação artístico-cultural. Com apoio restrito, a Fundação tem muitas conquistas ao longo de sua trajetória. Apresentamos resultados de alguns projetos realizados pela instituição.
No ano de sua inauguração foi realizado o Fórum de Artes Visuais, um mediador da análise dos trabalhos de Athos Bulcão no contexto histórico e artístico e de sua relação com a arquitetura. Foram realizadas oito edições com duas publicações: Pensar Athos Olhares Cruzados e Arte e Arquitetura - Balanço e novas direções.
Em 1996 foi criado o Jornal Radcal, um tablóide distribuído gratuitamente para alunos da Rede de Ensino Público da capital federal. O jornal tem participação ativa de adolescentes em sua criação, visa estimular o protagonismo juvenil, o hábito da leitura e a visão crítica da sociedade. Em sua 29º edição teve tiragem de 100 mil exemplares, versão em inglês e atendeu a professores, alunos e formadores de opinião do DF.
Colaborando com a divulgação e acesso do público às obras de um dos principais artistas de Brasília, é distribuído gratuitamente desde 1999 o Calendário Ilustrado.
Em 2000 aconteceu a primeira edição do Festival de Teatro na Escola, um projeto de educação não-formal que atende escolas públicas do DF, oferecendo uma experiência artística marcante na vida de jovens de regiões carentes e valorizando o ensino de teatro na escola. Em 2009 o projeto ganhou o premio Itaú/Unicef Educação e Participação sendo o vencedor da região Centro-Oeste. Como resultado foi publicado o livro Teatro na Escola: Experiências e olhares. O projeto encontra-se na 11ª edição e já envolveu mais de 2.800 jovens, 144 professores, 121 escolas que apresentaram 130 peças teatrais a um público estimado em 87.500 mil espectadores, transformando-se no maior formador de plateias da capital federal.
Em 2008, foi criada a campanha Athos 90 Vida, Arte e Movimento que objetivava divulgar as obras do artista, comemorar seus 90 anos e os 50 anos de sua chegada à Brasília. A mobilização visava arrecadar fundos para a construção da sede da Fundação que ainda aguarda os trâmites governamentais para a efetivação da doação do terreno que teve o lançamento de sua Pedra Fundamental em julho de 2009.
Em 2009 de obras de Athos ocuparam o Museu da República com a exposição: Athos Bulcão Compositor de Espaços. Em 2010, foi publicado o livro Athos Bulcão que percorre a trajetória do artista com imagens da maioria de suas obras. O livro ganhou o prêmio Jabuti 2010 de Melhor Livro de Arquitetura, Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes.
A instituição realizou a participação do Brasil na ARCO08, em duas edições da Quadrienal de Praga que em 2011 recebeu a Triga de Ouro, prêmio máximo do maior evento de cenografia do mundo.
O projeto Exposições Itinerantes, realizado há 12 anos, consiste na exposição de serigrafias do artista, em escolas de diversas regiões administrativas do Distrito Federal que atendem a modalidade de educação infantil. O objetivo é aproximar as crianças da arte e das obras de um dos principais artistas de Brasília, além de ampliar a atuação da escola em educação patrimonial. Ao longo da trajetória, o projeto já atendeu mais de 70 escolas e 34 mil estudantes. Hoje o projeto faz parte do Ponto de Cultura da Fundação Athos Bulcão que também oferece o curso Athos e Brasília Princípios estéticos do artista e da cidade para profissionais da carreira de magistério e assistência da rede pública de ensino do Distrito Federal para uma melhor abordagem dos professores aos estudantes, uma vez que Athos Bulcão foi inserido como conteúdo obrigatório na disciplina de artes conforme as Orientações Curriculares da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal para o Ensino Fundamental em 2009.