14/02/2013 | Athos de Carnaval
por Régia Vitória
Levado pelas irmãs mais velhas, Mariazinha e Dalila, Athos Bulcão conheceu o mundo das artes. Frequentou os Salões, a Comédia Francesa, foi à Ópera, visitou Museus, participou dos hábitos domingueiros do Rio de Janeiro. Sua obra reflete essa vivência, o aprendizado com Portinari, a influência dos pintores que apreciava como Paul Klee, Matisse, Cézanne e a própria festa do Carnaval.
Athos conheceu muito o sambista Noel Rosa, amigo de seu irmão. O professor contava que na época do carnaval, as pessoas faziam batalhas de confete na Rua Maxwell, que era conhecida como a rua dos artistas. Para ele essas batalhas estão em seus desenhos. Mais tarde, lendo Nelson Rodrigues, que também morou nesse mesmo ambiente, e que fazia crônicas retratando que todos iriam ver o umbigo da odalisca, Athos fez desenhos em preto-e-branco numa série que chamou de Olhar da Odalisca. "Brincadeiras solitárias", dizia ele!
Com influências diversas da cidade do Rio de Janeiro e das muitas manifestações artísticas, Athos criou desenhos e pinturas com o tema Carnaval. Máscaras, movimentos, festas são fixados de maneira encantadora em suas obras de arte.