17/06/2013 | Restauração ISM
por Régia Vitória
A segunda etapa do projeto Restauração de Painéis de Athos Bulcão começou neste mês de junho; a obra do artista no Instituto de Saúde Mental já está sendo revitalizada. A próxima e última etapa do projeto é restaurar o painel do Mercado das Flores. A previsão para a entrega do projeto é novembro de 2013.
Os dois painéis da Escola Classe 407/408 Norte fazem parte da primeira etapa do projeto e já estão restaurados. "Para os alunos que estudam a importância da educação patrimonial, é fundamental ter essa obra por onde passam todos os dias restaurada e preservada para o convívio comunitário", conta Valéria Cabral, Secretária Executiva da Fundação Athos Bulcão.
Os quatro painéis restaurados pelo projeto são tombados pelo Governo do Distrito Federal e a restauração deles contribuirá para a preservação das obras do professor Athos Bulcão e para a memória do patrimônio cultural brasileiro.
Os trabalhos fazem parte de uma parceria entre o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos CFDD e a Fundação Athos Bulcão e tem por objetivo restaurar obras do artista em três lugares diferentes: Mercado das Flores, na Asa Sul, Escola Classe 407/408 Norte e Instituto de Saúde Mental FHDF, no Riacho Fundo. A responsável técnica pelo projeto é a empresa Matias Restauração e Projetos.
A restauração
A técnica para restaurar o painel de Athos Bulcão no Instituto de Saúde Mental consiste na limpeza do painel, que está com sujeira acumulada durante seus 41 anos de existência. A próxima etapa é a remoção de rejuntes, depois a substituição ou aplicação de novos azulejos e por fim: uma camada protetora.
De acordo com Wagner Matias, da Matias Restauração e Projetos, a revitalização do painel do Instituto de Saúde Mental é fundamental para a preservação do patrimônio de Brasília por que o local é um passo de nossa história. Ali, Tancredo Neves passou uma temporada e já foi moradia de Ernesto Geisel, contou.
Acompanhe-nos no facebook e no twitter.