01/07/2013 | 95 anos Athos Bulcão
por Régia Vitória
Esta é uma semana de lembranças para a Fundação Athos Bulcão. Se vivo, Athos completaria 95 anos nessa terça-feira, 2. O artista generoso deixou em diversos pontos da capital federal, um pouco de si, de sua obra, de sua alegria.
Nascido no bairro do Catete, no Rio de Janeiro em 1918, Athos cresceu ao lado das irmãs que o apresentaram às artes. Estudou medicina a pedido do pai, mas no terceiro ano da faculdade tomou a decisão de se dedicar ao que realmente gostava: a arte.
A partir daí trabalhou em diversos segmentos das artes plásticas: desenho, pintura, fotomontagens, cenografia, azulejaria e criação de relevos, tornando-se o mais significativo integrador de arte na arquitetura. Possui obras em diversas capitais do mundo e, em Brasília, para onde mudou-se em 1958. Athos deixou sua marca em mais de 200 pontos da cidade, numa obra lúdica, vibrante e elegante que torna a arquitetura mais leve.
Na capital federal, os painéis criados por Athos Bulcão, para os edifícios modernos de Oscar Niemeyer, fundem-se a eles, formando assim, uma das mais belas representações da modernidade brasileira.
Leia mais sobre Athos Bulcão aqui.
Leia o que personalidades disseram sobre Athos Bulcão aqui.
Acompanhe-nos no Facebook e no Twitter.