09/09/2013 | Nova sede

Agora sai?

Fundação Athos Bulcão aguarda liberação de terreno para captar os recursos necessários para execução do projeto da nova sede.

por Régia Vitória


Capa do projeto da nova sede da Fundação feito pelo arquiteto João Filgueiras Lima 

De acordo com o promotor Roberto Carlos Batista, da primeira Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) do MPDFT, o Governo do Distrito Federal já pode dar andamento ao processo de cessão do terreno para a construção da sede da Fundação Athos Bulcão, que já teve sua Pedra Fundamental lançada em 2 de julho de 2009.

Em seguida de sua criação em 1992, a Fundação Athos Bulcão assinou convênio com a Secretaria de Cultura, e estabeleceu-se em algumas salas do seu Anexo II. Anos mais tarde, o GDF entrou com uma ação na justiça pedindo a reintegração de posse e alegou danos. No último dia 14 de agosto, a Secretaria de Cultura foi convocada “para ser comunicada que o processo fora extinto”, contou o promotor Roberto Carlos Batista.

Agora a Fundação Athos Bulcão aguarda a liberação do terreno para captar os recursos necessários para execução do projeto. Para o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, José Delvinei, a liberação desse terreno para a Fundação Athos Bulcão “é uma questão de justiça. É uma dívida que o GDF tem com o professor que fez parte da equipe de homens geniais que criaram Brasília”.

A proposta da nova sede, que tem projeto do arquiteto João Filgueiras Lima, é sobretudo a criação de um museu permanente com as obras de Athos Bulcão, oferecendo ao público mais um espaço cultural em Brasília.

 

Leia mais:

Fundação Athos Bulcão precisa de apoio

A luta diária da Fundação Athos Bulcão

 


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.