10/09/2013 | Parceria com a Faculdade Senac
por Régia Vitória
Seguramente poucas parcerias são tão assertivas quanto a da Fundação Athos Bulcão com a Faculdade Senac em Brasília. No primeiro semestre de 2013 a Fundação foi convidada para participar de um projeto acadêmico da faculdade, onde os alunos do curso de Marketing e Gestão Comercial deveriam criar produtos para comercialização da instituição que preserva e divulga os trabalhos do artista plástico Athos Bulcão. A ação faz parte de um projeto interdisciplinar em que os alunos produzem peças para clientes, colocando em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso.
Para que o projeto acontecesse os alunos teriam que realizar estudos e pesquisas para atender as necessidades do cliente. Diversos produtos foram sugeridos pelos alunos, dentre eles, shape de skate, almofadas, capas para celular, kit escolar, todos com aprovação do público alvo e do cliente. No entanto, alguns chamaram atenção pela viabilidade e adequação ao perfil da instituição. A criação de baralho, bules e leiteiras com estampas de obras de Athos Bulcão tiveram uma excelente aceitação do público da Fundação e por isso estão sendo comercializados desde julho deste ano.
O grupo responsável pela criação do baralho articulou parceria com a COPAG para sua produção. Os alunos contaram que a dificuldade em lançar o produto consistia em juntar vários elementos em uma única peça. Custo, layout, aplicabilidade, dentre outros subsídios que deveriam ser acessíveis ao público alvo e em seguida aprovados pelo cliente. O baralho é bacana por que é um produto sociável no lazer de uma família ou de amigos e Athos Bulcão estará presente, contou um dos alunos.
"O grande desafio que temos como docentes é alinhar as práticas e necessidades mercadológicas ao que preconiza a literatura. E aqui na Faculdade de Tecnologia SENAC DF, nossos alunos são submetidos a estas práticas desde o primeiro semestre do curso." Acrescentou o responsável pelo projeto, professor Wilson Amaral Martins que ministra a disciplina de Planejamento Estratégico.
Bom para o currículo dos alunos, que já saem da faculdade com um portfólio de sucesso e bom para a instituição que tem mais opções de múltiplos para venda, como contou Graciere Barroso, coordenadora do curso de Marketing e Gestão Comercial A Fundação tem agora mais opções de produtos que já tem aceitação comprovada pelas pesquisas realizadas pelos alunos e que alcançam variados segmentos da sociedade. Mais uma forma de divulgar o trabalho de um artista de renome internacional.
Além da criação dos múltiplos Athos Bulcão e das parcerias estabelecidas a partir deste trabalho, a Fundação Athos Bulcão fomenta mais uma ação que é a de divulgar o legado deixado por Athos Bulcão e a importância deste artista para Brasília, Brasil e mundo, completou Rosanalha Martins, coordenadora Administrativa e Fnanceira da Fundação Athos Bulcão.