17/02/2014 | Athos Bulcão

ATHOS, O ARTISTA DE BRASÍLIA

por Régia Vitória


Athos Bulcão é um artista múltiplo. Atuou em diversas áreas das artes plásticas, navegou pelos desenhos, onde trabalhou com várias técnicas; criou máscaras, inspiradas em sua visita ao Musée de L'homme; criou pequenas esculturas policromadas de durepoxi e pintura acrílica; fez fotomontagens, onde concebeu instigantes trabalhos; pintou, retratando momentos importantes de sua vida; mas foi na arte integrada à arquitetura que criou obras que marcaram a história do país.

O carioca trabalhou com grandes artistas em sua juventude, dentre eles, Cândido Portinari, com quem aprendeu, segundo ele, o uso das cores. Já amadurecido, foi convidado por Oscar Niemeyer para trabalhar na então nova capital brasileira, Brasília, em 1958. Neste mesmo ano, criou algumas das obras mais admiradas pelos brasilienses, o painel de azulejos da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e os painéis do Brasília Palace Hotel.

Encantado com Brasília, com seu céu azul e estrelado, com a ausência de paisagem, Athos Bulcão, escolheu esta cidade para viver e trabalhar até seus últimos dias. Assim, coloriu Brasília de norte a sul, sempre com o cuidado de desenhar cada painel de acordo com o local onde seria aplicado. Dessa forma, levou sua arte às escolas, alegrou hospitais e amenizou o estresse de ambientes burocráticos.

Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, dentre eles, o título de Cidadão Honorário de Brasília, por iniciativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em 1999 a Universidade de Brasília concedeu-lhe o título de Doutor Honoris Causa. Foi condecorado como Comendador da Ordem de Rio Branco pelo Presidente da República e em 2004, recebeu do Governo do Distrito Federal, o Título de Embaixador de Brasília, em reconhecimento ao relevante papel na promoção da Capital Federal e a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Grã Cruz, da Presidência da República.

 


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.