22/06/2018 | Boletim 561
por Assessoria de Imprensa
O primeiro templo religioso construído em alvenaria na capital federal, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, completa 60 anos. Inaugurada em 28 de junho em 1958, a capela projetada por Oscar Niemayer foi também a primeira obra de Athos Bulcão na capital.
Este é o único trabalho figurativo de Athos em azulejos, com a pomba representando o Espírito Santo e a estrela, a Estrela de Belém que guiou os reis magos até o menino Jesus. Além disso, o projeto original da Igrejinha contava com portas projetadas pelo artista. Ela abria em gomos e possuía vidros coloridos.
As comemorações do aniversário da Igrejinha acontecem entre os dias 27 e 28 de junho, na entrequadra 307/308 Sul, com missas, café da manhã coletivo e apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
A Fundação Athos Bulcão celebra a data com a venda do Kit Igrejinha Fundathos + Moncloa, composto por uma caneca de 270 ml e por uma lata de chá, ambos estampados com o padrão de azulejos da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. O chá é uma composição criada pela Moncloa para a edição comemorativa ao centenário do artista. À venda exclusivamente na loja física da Fundathos.