08/01/2024 | Boletim Semanal

ATHOS E O ATO GOLPISTA

por Ana Frade - Museóloga, Conselho Curador da Fundação Athos Bulcão


Foto de Bruno Spada/Câmara dos Deputados

             Em 8 de janeiro de 2024, relembramos os atos golpistas de um ano atrás, quando o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, sedes dos Poderes da República brasileira, e o Palácio do Itamaraty, foram criminosamente invadidos por manifestantes contrários ao novo Governo legalmente instituído pelo voto eleitoral.

           Dentre o vasto e valoroso patrimônio histórico e artístico atingido e danificado, encontravam-se, no Palácio do Congresso, três obras de Athos Bulcão avariadas[1]:

            O muro foi rapidamente restaurado. Devido à expertise e à pronta intervenção da equipe de preservação do Departamento de Restauração e Conservação da Câmara dos Deputados, foi reconstituído, repintado e remontado em apenas duas semanas.

           Já o painel de azulejos e o painel de madeira laqueada vermelho, ainda estão na dependência de fatores técnicos e externos para suas reparações. Consultado, o Museu do Senado Federal informou que o restauro do painel em madeira laqueada está em processo de contratação.[3] A mesma consulta, realizada ao Museu da Câmara dos Deputados, a respeito do painel de azulejos, não obteve retorno até o momento de conclusão deste texto.

          Passado o susto, a indignação, o sentimento de invasão, que assolou a todos nós, admiradores da obra de Athos Bulcão, reconhecedores e valorizadores da sua genialidade artística, da sua fundamental relevância na concretização do projeto de Brasília, ao promover uma perfeita integração entre arte e arquitetura, e principalmente orgulhosos do símbolo identitário que ela encerra para os brasilienses, podemos comemorar aliviados, nesta data agora histórica, as efetivas ações de salvaguarda, que foram e permanecem sendo tomadas pelas instituições citadas, com o intuito de restaurar não somente as obras de Athos, mas todas as obras atacadas, recompondo o patrimônio histórico cultural e artístico depredado, e por meio dele esse aspecto sensível da nossa identidade brasileira e brasiliense.

          Nesse sentido, a Fundação tem papel protagonista. Ao longo desses 31 anos de atuação, dedica-se à educação patrimonial como meio de preservação e divulgação da obra de Athos Bulcão, bem como a utiliza como recurso educacional, para tornar a educação, a arte e os bens culturais em geral acessíveis a toda a comunidade. E graças a esse trabalho continuado vem criando laços de pertencimento, fortalecendo a relação da população brasiliense prioritariamente com seu patrimônio histórico, artístico e cultural. Como resultado, colhe o que planta: a presença cotidiana de Athos Bulcão e seu legado entre nós! Reclamada e sentida prontamente sob qualquer ameaça!

 

Ana Frade

Museóloga

Conselheira

Conselho Curador da Fundação Athos Bulcão

 

- - - 

[1] De acordo com informações contidas na matéria “Remontando Athos Bulcão”, do repórter Marcos Amorozo, publicada na revista Piauí, em 7 fev. 2023.

[2] Assim também intitulado pelo Centro Cultural da Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/visiteacamara/cultura-na-camara/museu/acervo/obras-de-arte/athos-bulcao-1/athos-bulcao. Acesso em: 7 jan. 2024.

[3] Consulta realizada por e-mail, em 7 jan 2024, e informação concedida por Mateus de Menezes Di Lêu, museólogo do museu.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.