14/06/2024 | Boletim Semanal

Fundação recebe palestra sobre restauro e conservação

por Assessoria de Imprensa


A Fundação Athos Bulcão recebe na próxima quarta-feira, 19 de junho, às 19h, as Profªs Dras. Keli Scolari, Andréa Lacerda Bachettini e Karen Velleda Caldas do Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas (LACORPI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O grupo é responsável pelo restauro de 20 obras de arte do acervo do Palácio do Planalto, destruídas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Na palestra, será apresentado o processo de restauro de diversas peças, incluindo uma ânfora de cerâmica. Os trabalhos começaram em janeiro e devem ser concluídos em dezembro deste ano. A iniciativa conta com um laboratório instalado no Palácio da Alvorada, fruto de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Presidência da República, por meio da Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais.

A palestra "Restauração das Obras de Arte Vandalizadas no 8 de Janeiro do Palácio do Planalto" será no dia 19 de junho, das 19h às 21h, na sede da Fundação Athos Bulcão (510 Sul, Bloco B, Loja 51 - ENTRADA PELA W2 SUL). O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição. Informações: (61) 3322-7801 e/ou 99530-8031 (WhatsApp).

 

Conheça as palestrantes

Keli Scolari - Possui Graduação em Arte Plásticas - Bacharel em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CECOR) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2012), Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Conservadora e Restauradora de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas/RS, desde 2010. Associada da Associação dos Conservadores Restauradores de Bens Culturais do RGS, ACOR-R (2007), Associada do Conseil International des Musées (ICOM CC) (2011), atuando como colaboradora e coordenadora em projetos de extensão, ensino e pesquisa da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Conservação e Restauração de Bens Móveis e Integrados, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmicas (porcelanas, faianças, grés e terracota), esculturas em madeira, pintura mural, pintura de cavalete, papel e acervos de museus.

Andréa Lacerda Bachettini - Possui Graduação em Gravura pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Graduação em Pintura pela Universidade Federal de Pelotas (1994), Especialização em Patrimônio Cultural: Conservação de Artefatos pela Universidade Federal de Pelotas (1997), Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPel (2013-2017). Foi bolsista do Programa de Cooperação Ibero Americana na Universidade de Granada – ES (1996), com pesquisa na área de Pintura Encáustica, e na Universidade Politécnica de Valencia-ES (1998), com pesquisa na área de Conservação e Restauro de Bens Culturais: Restauração de Pintura Mural e Escultura Policromada. Atualmente exerce a carreira de magistério superior, classe professor Associado do Departamento de Museologia Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes do Centro de Artes da UFPel. É tutora do Programa de Educação Tutorial do MEC – Grupo PET Conservação e Restauro (2023-2026). Faz parte da Comissão Executiva da Rede de Museus da UFPel. Foi Coordenadora da Rede de Museus da UFPel (2021-2022). Foi Chefe da Divisão de Mapeamento e Inventários em Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel (2017-2022). É vice-diretora do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. Foi presidente da ACOR-RS (Associação dos Conservadores Restauradores de Bens Culturais do RGS) (2011-2013), foi Vice-Presidente desta associação (2017-2019), foi membro do conselho consultivo (2019-2021) e atualmente é Coordenadora Técnica. É membro do Conselho Fiscal da Antecipa (Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio). É associada à ABRACOR (Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais) desde 2000, é Membro do ICOM (Conselho Internacional de Museus), foi membro do IIC (The International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Conservação e Restauração, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, conservação/restauração: azulejos, pintura mural, pintura de cavalete, esculturas policromadas, obras de arte em papel e acervos de museus.

Karen Velleda Caldas - Possui Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Pelotas (2011), Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (1996). Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPel (2012-2013), Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPel (2017-2021). Bolsista CAPES PDSE com doutorado sanduíche realizado junto a Universidad de Sevilla, Espanha (2018-2019). Membro da diretoria da Associação dos Conservadores-Restauradores do Rio Grande do Sul - ACOR-RS. Professora Adjunta do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é coordenadora do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel. Interessa-se pelos temas preservação, memória social e patrimônio cultural, teoria da restauração, atuando prioritariamente em pesquisas relacionadas aos aspectos teórico-metodológicos, materiais, técnicas e documentação científica de bens culturais móveis e integrados.


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.